9 Sacadas importantes do Marketing Digital para 2020 / 2021

Veja nesse artigo as 9 Sacadas importantes do Marketing Digital para 2020 / 2021, se você deseja trabalhar em casa pela internet, então leia até o final.

A importância do Marketing Digital em 2020 / 2021 promete muito em termos de marketing online e as tendências já podem ser vislumbradas claramente.

O Marketing Digital vem conquistando cada vez mais espaço no mundo moderno e seus impactos sobre a formas das marcas se relacionarem com seu público-alvo também.

Por isso, é fundamental que estejamos de olho neste ambiente em constante mudança, para podermos identificar novas tendências, mudanças de comportamento e o surgimento de novas tecnologias.

Justamente por isso, publicamos aqui uma análise das principais tendências do Marketing Digital em 2020.

E-BOOK GRÁTIS : APRENDA 7 MANEIRAS DE TRABALHAR EM CASA PELA INTERNET

Para que empresas, estudantes e profissionais de marketing online possam ter uma referência e se prepararem para estas mudanças.

Além de toda a visibilidade online, outros fatores mostram a importância desse ramo.

Como por exemplo: Ajuda a construir uma audiência qualificada para a marca, tem um investimento mais baixo quando comparado ao Marketing Tradicional e ainda proporciona resultados reais e mensuráveis.

Cada vez mais as empresas entendem a importância do Marketing Digital para os resultados dos seus negócios.

Ele atrai oportunidades, gera relacionamentos e fortalece a marca.

Fazer Marketing Digital é promover a sua marca e o seu produto através de mídias digitais.

Por ser feito online, ele consegue atingir uma quantidade muito grande de pessoas, principalmente clientes potenciais e consumidores.

E o melhor é que você não precisa de grandes investimentos para fazer a sua marca chegar nesse público.

Logo abaixo vou listar alguns pontos positivos pra se investir nesse negócio tão lucrativo e satisfatório.

1 – Ter presença online

Um trabalho bem feito de Marketing Digital vai garantir que a sua empresa apareça nos primeiros resultados do Google, o maior buscador online do mundo.

Todas as vezes que as pessoas buscarem a sua empresa ou uma solução ou produto que você oferece, você estará nos primeiros resultados, o que é essencial para fechar muitos negócios.

Mas não basta ter um site para que isso aconteça. Você precisa trabalhar muito bem as palavras-chave para que ele esteja no buscador.

E-BOOK GRÁTIS : APRENDA 7 MANEIRAS DE TRABALHAR EM CASA PELA INTERNET

Deixe o mais claro possível os termos pra que os clientes de fato interessados pelo serviço possam te achar nas pesquisas do Google

Se a sua empresa é especializada em programação de sites, ao invés de colocar na página principal “programação”, coloque “programação para sites”.

Se a sua atuação é em uma região específica, coloque “programação para sites em Curitiba”, por exemplo.

Com um blog tudo fica ainda mais simples, pois os artigos facilitam a inclusão dessas palavras.

Além disso, o blog te ajuda a mostrar ao público os seus conhecimentos no seu ramo, o que te torna referência, além de aumentar o nível de confiança na sua marca.

2 – Construir uma audiência qualificada

Qual o seu relacionamento com seu público hoje ? Sabe quem compra de você ? As manias de adquirir serviços ?

Como se comportam ? Em que trabalham ? Um dos lados interessantes do Marketing Digital para empresas é o fato de você poder construir uma audiência que realmente deseja consumir seu produto/solução e se relacionar com ela até fidelizá-la.

O Marketing Digital possibilita que você atraia as pessoas que realmente estão interessadas e possuem fit com seu produto/solução.

No mais, organize esses clientes por e-mail , cadastros, assinaturas ou fãs no Facebook. Com o passar do tempo, essa audiência se tornará um ativo fundamental para a empresa.

O Marketing Digital faz com que você consiga alcançar o maior número de pessoas.

E-BOOK GRÁTIS : APRENDA 7 MANEIRAS DE TRABALHAR EM CASA PELA INTERNET

Mas muito mais do que isso, ele te ajuda a chegar na sua audiência, ou melhor, nos seus clientes potenciais, que realmente se interessam pelo seu produto ou solução e que têm grandes chances de comprar de você.

Pesquise pra saber quem compra de você, quais os seus comportamentos, seus hábitos de consumo e suas profissões.

Divulgue a sua marca nas redes sociais através de promoções e campanhas de marketing e analise quem interagiu com sua fan page e posts e interessados pelo serviço.

No blog, ao final de cada artigo, peça que os interessados em receber informações, promoções e ofertas cadastrem seus e-mails.

Pode ter certeza que esses são os seus clientes potenciais e ter esses e-mails é ótimo para as suas estratégias de vendas.

Aproveite e peça que as pessoas deixem seus comentários e considere todos os feed backs recebidos. Eles são muito valiosos para você saber se está no caminho certo ou se tem algo a melhorar.

3 – Baixo investimento para começar

Você não precisa investir para que o seu site apareça nas primeiras posições do Google, basta saber trabalhar muito bem as palavras-chave.

Muitas ações feitas nas redes sociais também são isentas de custo. Não estou querendo dizer que o Marketing Digital é gratuito. Não é.

Mas com as ferramentas existentes hoje, com o alto poder de segmentação e com as mais variadas estratégias de otimização do site para mecanismos de busca.

Investir em Marketing Digital tornou-se muito mais barato do que investir na mídia tradicional. Com o passar do tempo, o preço para fazer marketing off-line acabou ficando alto.

Anunciar na televisão, no rádio, na mídia impressa ou em outdoors custa caro.

É um investimento alto e do qual a maioria das empresas, principalmente as que ainda possuem pouco faturamento, não consegue dar conta.

Já o Marketing Digital, embora exija, sim, um mínimo de investimento, pode ser muito mais barato do que o marketing de forma off-line.

O Facebook por exemplo, as campanhas precisam de algum investimento para que você alcance o maior número possível de clientes potenciais.

E-BOOK GRÁTIS : APRENDA 7 MANEIRAS DE TRABALHAR EM CASA PELA INTERNET

Mesmo assim esse valor é muito menor que criar flyers, por exemplo. Até porque, as oportunidades de chegar em seu público-alvo aumentam com anúncios on-line.

Considere que grande parte da população mundial está nas redes sociais e que portanto os seus clientes também estão ali.

Além disso, as campanhas permitem que você envie sua postagem apenas para quem tem o perfil para comprar de você.

O nome desse mecanismo é segmentação, essa ferramenta é poderosíssima e você vai alcançar seu avatar ( Avatar é o cliente perfeito, aquele que quer comprar seu produto).

4 – Analisar resultados com precisão

Como disse acima, o Marketing Digital permite que você determine com muito mais precisão quem é seu público e quais são seus gostos e preferências ( Segmentação ).

Da mesma forma, é possível acompanhar com a mesma precisão os resultados de qualquer ação de Marketing Digital. Vamos usar como exemplo um anúncio em panfleto e uma campanha de E-mail Marketing.

No primeiro caso você até sabe quantas peças imprimiu, mas não consegue saber exatamente quantas foram entregues, quantas foram de fato lidas e quantas geraram vendas para a sua empresa.

Já no segundo caso, você consegue ter o acesso exato de quantas pessoas abriram o e-mail, quantas clicaram em algum link e até mesmo quantas efetuaram uma compra por meio dessa campanha.

E-BOOK GRÁTIS : APRENDA 7 MANEIRAS DE TRABALHAR EM CASA PELA INTERNET

O exemplo não se limita a esse tipo de campanha. É possível monitorar com extrema precisão o comportamento dos usuários em seu site, o desempenho de anúncios no Google.

Os resultados de uma postagem nas mídias sociais, o caminho de referência do usuário até ele se tornar cliente e muito mais.

Nesse aspecto, ferramentas de web analytics ajudam muito na hora de mensurar os mínimos detalhes dos resultados das estratégias de Marketing Digital.

Essas dados são uma excelente base para você saber se uma campanha, por exemplo, teve o resultado esperado ou não.

Você consegue entender se está no caminho certo, se deve melhorar a sua estratégia nas próximas campanhas ou se precisa mudar o foco de acordo com o comportamento dos clientes.

5 – Avanços no uso de aplicativos de mensagens privadas

Uma das inclinações do Marketing Digital em 2020 que deve promover uma mudança nos hábitos de consumo é o uso cada vez maior de aplicativos de mensagens privadas como WhatsApp, Viber e WeChat.

Muitas empresas já estão analisando como utilizar estes aplicativos em suas estratégias de Marketing digital, na medida em que eles ficam cada vez mais populares, como o WhatsApp aqui no Brasil.

Muitas marcas, ao invés de utilizarem mensagens de e-mail, estão adotando o uso de aplicativos particulares e de grupos de mensagens particulares.

E-BOOK GRÁTIS : APRENDA 7 MANEIRAS DE TRABALHAR EM CASA PELA INTERNET

Mais ainda, já estão começando a fechar negócios através destes aplicativos. Logo logo, pagarão via App de mensagem. Trocar valores vai ser mais simples e prático.

Os usuários do WeChat, Venmo e PayPal já estão adquirindo o hábito de usar esses tipos de aplicativos para transferir dinheiro, e o WhatsApp anunciou para breve o lançamento do WhatsApp Payment aqui no Brasil.

6 – Aumento significativo das pesquisas por voz

No marketing de busca, uma das ferramentas do Marketing Digital em 2020 que destacamos é a busca realizada por áudio. Na própria plataforma de busca do Google ou em apps como Google Assistente, Cortana e Siri.

De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore, em 2020, nada mais nada menos que 50% das pesquisas serão feitas por voz.

E-BOOK GRÁTIS : APRENDA 7 MANEIRAS DE TRABALHAR EM CASA PELA INTERNET

O que impacta bastante a forma como as marcas devem trabalhar seu processo de otimização para ferramentas de busca.

Aqui no Brasil, devemos sofrer um impacto maior nesta área, pois os dois principais assistentes digitais, o Alexa e o Google Home já aceitam o português do Brasil nas pesquisas, anteriormente limitadas ao inglês.

As buscas por voz têm uma estrutura semântica bem diferente das pesquisas digitadas em desktops e smartphones.

Por isso é necessário adaptar a sua estratégia de SEO para este tipo de pesquisa, para não perder este tráfego da internet.

7 – Crescimento do Google Meu Negócio

Outra das tendências do Marketing Digital em 2020 / 2021 que não podemos deixar de fora de nossa lista, será um crescimento ainda maior do Google Meu Negócio no Brasil.

Um movimento que já verificamos em 2019 e que deve prosseguir em 2020 e 2021.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google para divulgação de pequenos e médios negócios, que vem se tornando um poderoso aliado na divulgação de negócios locais.

E-BOOK GRÁTIS : APRENDA 7 MANEIRAS DE TRABALHAR EM CASA PELA INTERNET

Já que garante uma ótima exposição nas páginas de respostas do Google, a custo zero.

A ferramenta vem recebendo novos recursos quase que mensalmente e estas funcionalidade vêm atraindo cada vez mais empresas, um movimento que acredito que vai se intensificar em 2020 / 2021.

Com a adesão de novas empresas virá também um acirramento na competição pelas posições de destaque nas páginas de respostas do Google e Google Maps.

O que obrigará as empresas a se aperfeiçoarem nas técnicas de otimização do Google Meu Negócio.

8 – Estratégias de SEO

Outra das tendências do Marketing Digital em 2020 / 2021 é a valorização ainda maior do trabalho de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca.

Mecanismo responsável pela exposição orgânica de uma marca nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google e Bing.

Em tempos de custos de mídia crescente, a exposição orgânica ganha cada vez mais destaque entre as estratégias de Marketing Digital.

Pois além de redução de custos com mídias pagas, o tráfego de busca orgânica é extremamente qualificado.

E-BOOK GRÁTIS : APRENDA 7 MANEIRAS DE TRABALHAR EM CASA PELA INTERNET

Manobras de SEO vêm sendo melhoradas bem de pressa, de acordo com as melhorias do algoritmo do Google que são tão frequentes.

Buscando se adaptarem a novos hábitos dos consumidores e novas tecnologias que vão surgindo a cada dia. Outra tendência para 2020 / 2021 é o uso cada vez maior de ferramentas de SEO sofisticadas, como a SemRush.

Para ajudar no processo de pesquisa de palavras-chave mais relevantes e monitoramento de posições.

Já que a quantidade de variáveis que determinam o posicionamento de um site nas páginas de respostas dos grandes buscadores são cada vez maiores.

9 – Trabalhar como freelancer no marketing digital

O mercado de trabalho para os freelancers de Marketing Digital vem crescendo a passos largos no Brasil e no mundo.

É um movimento global que reflete os avanços tecnológicos que temos vivido nos últimos tempos, e a busca por uma qualidade de vida melhor.

E-BOOK GRÁTIS : APRENDA 7 MANEIRAS DE TRABALHAR EM CASA PELA INTERNET

As empresas buscam cada vez mais estes profissionais, tanto para trabalhos pontuais, como por exemplo produção de conteúdo e criação de material para publicações em mídias sociais, quanto para trabalhos contínuos.

As plataformas de trabalho freelancer se encarregam de reunir profissionais freelancers e empresas em busca deste tipo de trabalho.

Entre as tendências e a importância do Marketing Digital em 2020 / 2021 está um significativo crescimento deste modelo de trabalho.

Conclusão

Agora que você sabe qual a importância do Marketing Digital em 2020 / 2021 e como ele pode ajudar no crescimento de sua empresa, é hora de colocar em prática.

Mas, se você está ainda no começo e precisa dar os primeiros passos, a melhor leitura é um dos nossos posts passados.

E-BOOK GRÁTIS : APRENDA 7 MANEIRAS DE TRABALHAR EM CASA PELA INTERNET

Te convido a consumi-los todos rsrs.

Gostaria de te convidar a me mandar um e-mail ali na aba FALE CONOSCO, me diga o que achou do artigo e acerca das tendências desse mercado para 2020 / 2021, o que você acha que vai mudar ?

Sucesso pra ti.

 

Leia também…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Opa, nada de copiar o que me deu um trabalhão pra fazer Haha !!!