A importância do marketing de conteúdo

Qual a importância do marketing de conteúdo na vida dos produtores de conteúdos pra sua audiência ?

Essa é uma excelente pergunta, mais antes de observarmos as principais características desse assunto, vamos ver alguns pontos interessantes.

Por exemplo : O que é marketing de conteúdo ? Marketing de conteúdo é a prática de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente.

Portanto esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.

Enfim marketing de conteúdo é também uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso.

Relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.

COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Primeiros passos para produzir conteúdo

1 – Vontade

A vontade de fazer acontecer é a primeira atividade. A partir daí, o restante do caminho se torna mais fácil.

Para produzir conteúdo não é preciso ser um escritor renomado ou ter o dom (até porque trata-se muito mais de prática, exercício e hábito do que inatismo).

Manter a chama acesa da ideia inicial é uma tarefa que poucas pessoas assumem.

Porque é muito mais fácil encontrar um problema para continuar do que, ao se deparar com ele, aliá-lo a uma solução.

2 – Pesquisa

Sem referências, você não irá a lugar nenhum, por isso, pesquisar é crucial.

Portanto ter o domínio do conteúdo de maneira aprofundada permite que você saiba o que é prioridade e possa oferecer além do conhecimento informal.

Enfim não há truque ou mágica pra isso : É leitura constante e pesquisa sem fim.

Quanto mais diversificadas as fontes da pesquisa, maiores são as chances de encontrar dados novos para compor seu conteúdo.

Portanto fica a dica : Não basta ler as buscas da primeira página de pesquisa do Google.

3 – Definição de assuntos

A seleção de informações para compor um post, por exemplo, é um caminho que não pode ser ignorado.

Sabemos que informações são o que mais encontramos na internet. Sobre qualquer assunto, principalmente para iniciantes.

Dessa maneira, para alcançar seu potencial cliente e, mais do que isso, prender sua atenção. Saber de maneira mais aprofundada sobre o assunto definido é, com certeza, um diferencial.

Afinal, você não quer que seu conteúdo seja “mais do mesmo” e, assim, passe despercebido, não é verdade ?

4 – Linguagem

O tom de linguagem que a informação será repassada é tão ou mais importante quanto a própria informação.

Assim : Se o seu público for adolescentes, você, obviamente, não utilizará um vocabulário formal, cheio de palavras rebuscadas e complexas.

Mas também não cairá no erro de tentar emplacar somente gírias/memes, porque isso descredibilizará totalmente seu conteúdo, fique ligado.

5 – Cronograma

Você conseguiu reunir todas as informações que abordamos até aqui ?

Então é hora de sentar em frente ao calendário para definir quando isso tudo será organizado como produção e também quando essa produção ganhará lugar na grande rede.

Muito mais importante do que cumprir com o cronograma, é essencial não se tornar um refém dele. Lembre-se que o cronograma deve atuar como um norteador e não como um delimitador.

Não haverá problema, por exemplo, se você adiar a publicação de um post para um ou dois dias após o que havia sido definido.

É preciso ter claro que a mudança vem sempre com novas perspectivas. Novas possibilidades, que não haviam sido relatadas no momento da elaboração do cronograma, por exemplo.

Portanto isso não deve ser encarado como um obstáculo à estratégia e, sim, como uma contribuição ao sucesso da produção.

COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Marketing de Conteúdo e seus benefícios

1 – Branding

Um dos benefícios de utilizar o marketing de conteúdo é contribuir também para uma estratégia de branding. Branding ou brand management, traduzido como gestão da marca.

É uma forma de trabalhar a marca de uma empresa, pessoa, cidade, produto e qualquer outra coisa para que ela se torne conhecida, memorável e próxima ao público.

O Branding usa diversos elementos para fazer esse fortalecimento da marca : Identidade visual, cores, logotipo, linguagem, funcionários específicos.

2 – Autoridade

A autoridade de uma marca não é algo negativo, de forma alguma !

Ela se refere ao reconhecimento de uma empresa e a referência deixada pelo seu nome, significados, experiências dos consumidores e outros fatores relacionados ao mercado em geral.

Trabalhar com conteúdos ricos, profissionais e personalizados, facilmente encontrados (afinal o público precisa alcançá-lo para consumir e compartilhar).

E com a reafirmação de outras empresas ou mesmo pessoas influentes, ajuda a criar uma autoridade sobre aquela empresa.

Isso é fortalecido na mente do público e deixa o nome da marca como um referencial em sua área, tipo de serviço ou tipo de produto.

3 – Suporte

Ao oferecer produtos ou serviços, você tem que oferecer suporte e atendimento ao cliente em todas as pontas, desde o primeiro contato.

O marketing de conteúdo pode ser utilizado, também em diversos canais, para dar desde um suporte inicial até a entrega de informações técnicas.

E aprofundadas como os manuais de instrução ou treinamentos.

COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Principais Ferramentas do Marketing de Conteúdo

1 – Blogs

São um dos canais mais utilizados, pois possibilitam uma verdadeira conversa entre consumidor e marca e uma excelente forma de contar boas histórias.

O ideal é optar por um blog dentro do mesmo domínio do site da empresa (empresa.com/blog) e, de alguma forma, colocar links diretos para os produtos e serviços oferecidos.

2 – Newsletters

O envio de newsletters, além de ser uma forma de comunicação barata, pode atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Opte por conteúdos relevantes, ou seja, que possam interessar ao seu público, novidades, dicas de como facilitar o dia a dia e faça sempre o link para o seu blog ou site.

O e-mail deve ser sempre um chamariz para uma ação, no caso ler algo no seu blog ou conhecer mais sobre um produto novo.

Portanto use boas ferramentas para newsletter para o agendamento e envio.

Use base de contatos própria, aposte em uma linguagem próxima mas ainda adequada à empresa e seu público e, muito importante, faça a personalização do seu conteúdo.

3 – Vídeos

Esse tipo de conteúdo é interessante por prender a atenção com o visual, mas para realmente engajar o público o ideal é ser o mais ilustrativo possível.

Com linguagem acessível e atrativa. O objetivo sempre deve ser a relevância para a persona.

É possível explorar o vídeo marketing em diversos formatos e redes, contando com entrevistas, animações, depoimentos, cases de clientes, entre outras tantas opções.

Imagens devem ser de qualidade, com boa resolução, enquadramento e outros parâmetros, assim como o áudio. Um benefício nesse caso é que smartphones mais modernos já cumprem com boa parte dessas configurações.

4 – Webinars

É um desmembramento dos vídeos. O webinar é uma apresentação ao vivo no formato “web-conferência”, geralmente utilizada para debates mais aprofundados por permitirem a participação do público através da caixa de mensagens e chat.

Novamente, é necessário ter uma boa estrutura para gravação e transmissão do webinar.

Portanto ter especialistas e abordar assuntos práticos é uma garantia de que a conferência será boa.

5 – E-books

Os e-books também são uma boa pedida, principalmente se você oferece produtos ou serviços um pouco mais complexos.

Mas estes conteúdos precisam ser produzidos com muito cuidado e serem relevantes para o seu cliente.

COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Você pode criar e-books com dicas sobre o que há de novidade no mercado, formas de como treinar funcionários por exemplo.

Empresas que aderiram o Marketing de Conteúdo em seus negócios

1 – Red Bull

Já por anos um dos energéticos mais conhecidos do grande público, poderia não parecer um candidato tão forte para apostar no marketing de conteúdo.

Porém, a marca consolidada no mercado, o slogan amplamente reconhecido e as grandes campanhas feitas para a TV não foram motivo para a Red Bull deixar de lado essa estratégia poderosa de marketing.

E que bom que tomaram essa decisão ! O site da Red Bull é um exemplo de conteúdo bem produzido, e de atenção ao público.

A empresa entende que a grande maioria dos consumidores é amante ou praticante de esportes radicais. Por isso, criou uma verdadeira central de informações relevantes e divertidas sobre o tema.

Apostando na produção de conteúdo multimídia de primeira linha, com fotos e vídeos interessantes em grande quantidade, a marca faz um excelente trabalho de entender e gerar valor para a persona.

2 – Nike

O trabalho de marketing de conteúdo da Nike Brasil é um pouco diferente do tradicional.

Em vez de produzir conteúdo por meio de um blog e de materiais ricos, a empresa atua de forma marcante através das redes sociais, principalmente com o conteúdo gerado pelo usuário.

Uma das iniciativas da marca nesse sentido é o Vem Junto, um sistema online que permite aos usuários participarem de eventos esportivos.

Além de participar nos eventos promovidos por outros membros, você pode também criar seus próprios eventos e compartilhar com todos.

A repercussão de cada curtida, compartilhamento, menção e hashtag de todos os eventos criados por meio do Vem Junto tem a marca da Nike como incentivadora do esporte e da cidadania. Portanto é simplesmente genial !

3 – Coca-Cola

A Coca-Cola sempre foi conhecida por suas campanhas de publicidade criativas e por suas promoções que interagem com o público, mas a marca também capricha no conteúdo.

A ideia promovida pela Coca sempre foi de experimentar as melhores sensações da vida ao lado de quem se ama.

Isso ficava evidente no slogan antigo, “Abra a felicidade”, e também no novo, “Sinta o sabor”, bem como nas iniciativas sociais e publicitárias da empresa.

Na parte de produção de conteúdo, a Coca-Cola aproveita todo o seu poder de alcance e faz uso tanto do conteúdo gerado por usuários quanto dos influenciadores.

Um bom exemplo disso foi um evento chamado Taste Games— Jogos do sabor, em português.

Eventos também podem ser boas formas de promover conteúdo de qualidade, e influenciadores são de grande ajuda para isso.

COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Medindo o desempenho do Marketing de Conteúdo

Para analisar a eficiência da sua estratégia de marketing de conteúdo você pode trabalhar com os seguintes indicadores.

1 – Métricas editoriais

Métricas editoriais são aquelas que apresentam os resultados alcançados por meio dos conteúdos divulgados.

Alguns exemplos são : Backlinks, comentários, compartilhamentos, visitantes únicos, visualizações de página e tempo de permanência na página.

2 – Métricas de negócio

Já as métricas de negócio têm relação com as conversões geradas através desses conteúdos.

Geração de leads, pedidos de demonstrações e vendas são algumas delas.

3 – Custos do Marketing de Conteúdo

Para calcular os custos do marketing de conteúdo, leve em consideração

  • A mão de obra envolvida
  • O custo da produção dos conteúdos
  • E o custo das ferramentas utilizadas.

Ao lançar sua campanha de marketing de conteúdo os custos podem ser altos. Mas é preciso considerar que os resultados levam até seis meses para que possam ser percebidos.

4 – Receitas do Marketing de Conteúdo

A melhor manobra (estratégia) de marketing de conteúdo eficiente é aquela que traz rentabilidade em relação ao investimento aplicado.

Como receitas do marketing de conteúdo, devem ser consideradas :

  • Vendas efetuadas com leads recebidos via tráfego orgânico
  • Vendas efetuadas com leads recebidos via tráfego direto de conteúdos como e-books, e-mails, landing pages, entre outros.

Para calcular o Retorno do Investimento em conteúdo, basta usar a fórmula abaixo.

(Receita gerada – Custos do Marketing de Conteúdo) / Custos do Marketing de Conteúdo = Retorno do Investimento em conteúdo.

COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Conclusão

Muita coisa não é mesmo ? E estes são apenas a ponta do iceberg. Eu espero que eles tenham lhe dado uma boa ideia do que é preciso para ser um bom profissional de marketing de conteúdo.

Além disso, eu realmente espero que você veja que não é preciso um grande orçamento de marketing. Qualquer pessoa pode usar o marketing de conteúdo para a sua vantagem.

Em pouco tempo, todos nós vamos ter que utilizá-lo, se quisermos permanecer bem-sucedidos, porque o mundo fica mais ruidoso a cada dia.

Aqueles que colocarem o foco em contar boas histórias, não importa em que plataforma ou em qual contexto, sairão ganhando no longo prazo.

Gritar mais alto não vai ajudá-lo mais, somente gritar coisas melhores. Por fim chegamos aqui na conclusão de mais um post.

Então como sempre eu vou te deixar sempre mais do que realmente tu mereces rsrs. Aqui abaixo tem um link importantíssimo pra seu negócio.

COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Portanto meus queridos leitores, eu agradeço por você chegar até aqui no finzinho desse artigo, se por ventura você quiser acrescentar mais algo a esse artigo que tenha passado desapercebido.

Então fique à vontade para opinar ou sugerir algo pertinente ao assunto. Até a próxima e sucesso !

 

Leia também…

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Opa, nada de copiar o que me deu um trabalhão pra fazer Haha !!!