As 2 Melhores Fontes de Tráfego Orgânico para Blog [ATUALIZADO]

Veja nesse artigo as 2 melhores fontes de tráfego orgânico para blog [ATUALIZADO]. E ai beleza, meu nome é Reinan Santos, bem vindo a mais um artigo inédito sobre marketing digital e seus afins.

Esse artigo é um pouco mais avançado, porém não se preocupe, pois eu vou explicar tudinho para você não ficar perdido.

Vamos abordar algumas definições necessárias ao entendimento comum, caso você não saiba o que é tráfego ou tráfego orgânico, vou te mostrar os respectivos significados, vai dar tudo certo.

Caso seu problema seja como levar pessoas ao seu projeto na internet, esse artigo vai cair como uma luva para resolver seu problema. Veja bem; pessoas chegando ao seu site ou blog ou negócio online, significa que vendas e lucro estão à vista.

Logo, sem tráfego(pessoas), sem lucro, sem vendas sem nada rsrs. Isso mesmo, pessoas precisam chegar até seu negócio para que as vendas e os lucros aumentem .

Eu estou no mercado desde Abril de 2019 e sei como é frustrante se esmerar e ninguém ver o que você está fazendo, terrível e ingrato é esse negócio, mais ainda bem que agente pensa nas pessoas e como elas também passam por dificuldades como nós.

Por isso possuo esse blog de conteúdo, para te ajudar a evitar os mesmos problemas que enfrentei.

Bom, agora vamos ao conteúdo passo a passo e sem enrolação, vale lembrar que por aqui eu não tenho por costume enrolar ou passar pano nas explicações, aqui a verdade aparece nua e crua.

Logo, não vou te esconder nada, aperte o cinto e bora para o artigo.

O que é tráfego orgânico ?

Vamos ver isso aqui com calma, tráfego orgânico nada mais é do que o fluxo de visitas que você recebe na web de forma gratuita. Isso mesmo, você não paga nada para as pessoas acharem o seu conteúdo. Por que digo isso ?

Simples, pelo fato de que existe o tráfego pago, que nada mais é do que você pagar uma ferramenta onde as pessoas recebem seu conteúdo.

No caso do tráfego orgânico, você não põe sua grana, porém precisa produzir um conteúdo de excelente qualidade para poder se posicionar bem nas buscas e pesquisas das pessoas que estão navegando na rede.

Vou deixar aqui o link de um artigo meu sobre tráfego pago, é só clicar e acessar, beleza ! Não se esqueça que tudo no marketing digital é teste, por isso é necessário ter consciência dos riscos de usar determinadas técnicas.

Bom, essa breve definição de tráfego orgânico foi de suma importância pois o título do artigo as 2 melhores fontes de tráfego orgânico para blog [ATUALIZADO], faz referência direta a esse modelo de tráfego.

Logo é primordial ter essa definição aqui, agora vamos às 2 formas de tráfego orgânico para blog.

1 – Tráfego orgânico do Google

Não sei se você sabe, mais o Google, é a maior ferramenta de buscas online do planeta, seguido do Youtube que também é do Google hahahaha… Logo, tá tudo em casa né isso mesmo.

Bom, é quase impossível não citar o Google quando se trata de tráfego orgânico e buscas online. Para aparecer nas buscas orgânicas do Google é necessário um certo procedimento para isso acontecer com mais frequência e você ter um bom fluxo de pessoas em seu negócio online.

Porém, você deve estar se perguntando como fazer para aparecer nas buscas do Google sem precisar investir dinheiro né isso ? Claro que se você é avançado já sabe o que fazer, porém se você já é avançado, está no artigo errado hahaha.

Sendo assim, vou te dizer o que deve ser feito para que o Google indique ou mostre seu conteúdo às pessoas que estão navegando na rede.

Produzir um conteúdo de qualidade

Isso aqui é o básico de quem produz conteúdo, você pode ter rios de dinheiro para investir em sua estrutura, porém se seu conteúdo é ruim, não vai rolar milagre para você vender ou lucrar com seu negócio online.

Usar as palavras-chave mais buscadas

O Google tem um funcionário virtual chamado de algoritmo, que passa um pente fino ou rastreia a rede a procura de sinais que levem o usuário a um bom conteúdo, e nisso é super importante você saber usar as palavras-chave corretamente.

SEO On page

Por em prática as técnicas de SEO vai salvar seu negócio online, principalmente se você não tem grana para investir. Essas técnicas são aplicadas no caso de blog, dentro dos artigos, títulos H1, H2 e H3, imagens otimizadas com palavras-chave no texto ALT da imagem.

É interessante por palavras-chave na Url, palavras-chave dentro dos títulos e subtítulos dos artigos, no conteúdo(corpo do artigo) e na descrição, links internos que levam seu leitor para outro artigo dentro do seu próprio blog, e links externos.

SEO Off page

Isso aqui é mais para quem já é conhecido no mercado e outros blog’s ou sites indicam o link do seu conteúdo para outras pessoas, esse processo também é chamado de “backlinks”.

O Google entende que seu conteúdo é muito relevante e importante para os usuários.

Blog responsivo e de carregamento rápido

O que você faz quando um blog ou site não abre legal em seu celular ou tablet ? Ou quando a página demora demais para carregar, ou as vezes nem abre… O óbvio né isso ? Você sair correndo dele !

Por isso a preocupação do Google é com a experiência do usuário e não com você; por isso seu blog precisa ser responsivo (se comportar bem em dispositivos móveis) e ser rápido nas respostas e aberturas de páginas e abas.

Isso vai te dar vantagens sobre concorrentes mais lentos que você.

Usar a ferramenta Google Search Console

Essa ferramenta(Google Search Console) se usada corretamente vai ser uma grande ajuda para seu negócio online, é preciso por o link do seu artigo assim que publicado, na aba “solicitar indexação”.

Logo, fazendo isso você vai avisar ao Google sobre seu artigo imediatamente. Lembrando que é uma ferramenta gratuita beleza.

2 – Tráfego orgânico para blog com redes sociais

Antes de falarmos em rede social, gostaria de deixar bem claro que as redes sociais não são nossas, não é nosso domínio, e nem é nossa hospedagem, logo, é terreno alugado beleza, que fique bem claro isso aqui.

Então você estará a mercê das regras da plataforma.

Bom, vale lembrar também que cada rede social tem um algoritmo diferente umas das outras, então cada uma vai se comportar de forma diferente.

Acredito que se você usa rede social já percebeu que a entregabilidade orgânica está a cada dia pior né ? Você posta e quase ninguém vê.

No entanto, ainda vale usar o tráfego orgânico das redes sociais, mesmo que seja fraco, pois trabalhando de forma correta a entrega pode ser potencializada e com o passar do tempo e crescimento da autoridade as coisas tendem a melhorar.

Bom, eu separei 3 redes sociais que mais uso para atrair pessoas para minha estrutura online, mais vale lembrar que existem muitas outras que também funcionam de igual forma ou quem sabe melhor ainda.

Tráfego orgânico para blog com Instagram

Essa rede social que agora pertence ao Facebook e ao WhatsApp possui um fluxo de tráfego de mais de 800 mil usuários por mês, loucura né mesmo ? Com esse crescimento tem ultrapassado o Facebook…

Todas as vezes que você postar um artigo em seu blog, divulgue em seu feed, stories, IGTV, Reels e use todas as ferramentas possíveis dentro do Instagram, para assim potencializar a entrega do seu conteúdo aos seus seguidores.

ME SIGA NO INSTAGRAM

Vale lembrar que o algoritmo do Instagram muda constantemente, e se caso eles estiverem testando uma nova funcionalidade na plataforma, use e abuse, pois a entregabilidade será bem melhor, essa dica é de graça hahaha.

Tráfego orgânico para blog com Facebook

Talvez você possa pensar, puxa vida mais Facebook ainda funciona ? Eu te digo, o Facebook no mundo inteiro, possui 2,2 bilhões de usuários mensais. Isso é prova de que “sim” o Facebook ainda funciona.

Consequentemente todas as vezes que você produzir um artigo, divulgue em seu feed, stories, grupos, fan page, Messenger, use todas as ferramentas possíveis que o Facebook te disponibilizar, não existe em fazê-lo !

ME SIGA NO FACEBOOK

Porém, te aviso que o tráfego orgânico do Facebook é bem ruim, logo não espere rios de pessoas em seu blog vindo do Facebook beleza, é necessário ter os pés no chão para não se decepcionar nesse mercado.

Tráfego orgânico para blog com Pinterest

Não sei se você usa essa rede social, mais se não usa, está deixando dinheiro na mesa. Nessa rede social você compartilha imagens, infográficos, banners animados, banners com vídeos, tudo organizado em pastas.

O Pinterest já possui mais de 200 milhões de usuários atualmente e esse número vem crescendo a cada dia, pelo simples fato de que o sistema aqui é totalmente diferente de outras redes sociais por ai; te explico já.

Todas as vezes que você posta um Pin(nome do conteúdo postado dentro do Pinterest) essa publicação além de ser clicável ou seja, você pode levar o usuário para fora do Pinterest, para um de seus artigos, página de vendas de algum produto, página de captura e etc.

ME SIGA NO PINTEREST

Logo, o tráfego orgânico aqui é perfeitamente possível, a grande vantagem aqui é o tempo que seu post ou Pin fica acessível, como ele está alocado em pastas, pode ser acessado meses depois pelas pessoas que estão pesquisando o assunto do seu Pin.

Todas as vezes que se posta um Pin, temos a oportunidade de por hashtags nas postagens, assim o Google puxa seus post e mostra para quem está a procura do assunto, isso gera tráfego qualificado para seu negócio online.

3 – Tráfego orgânico para blog [BÔNUS]

Vou deixar esse bônus aqui antes de encerrar o artigo, pois acho que você vai precisar de toda a ajuda possível, não sei se você usa o WhatsApp ou Telegram em seu negócio online. Porém se não usa, seria interessante começar a usar.

Você pode organizar grupos, lista de transmissão e regar essas pessoas que estão entrado em contato com você, com seus artigos, vídeos, conteúdo produzido a fim de resolver os problemas dessas pessoas.

ME CHAMA NO WHATSAPP OU TELEGRAM PRA BATERMOS UM PAPO

Lembre-se que as pessoas não querem seu produto ou seu serviço, elas querem e precisam resolver seus problemas, somente isso. Logo, use essas ferramentas ao seu favor para potencializar seu tráfego orgânico.

Conclusão

Por fim, chegamos ao ponto de conclusão desse artigo, vale lembrar que eu uso todas essas fontes de tráfego orgânico citadas aqui e potencializo com tráfego pago. Assim lucro mais do que o normal em meu negócio online.

Hoje te mostrei as 2 melhores fontes de tráfego orgânico para blog [ATUALIZADO], claro que se você não tem tempo para trabalhar com todas elas, você escolhe a que mais te agrada e vai fundo que dá certo.

VEJA COMO TRABALHAR EM CASA PELA INTERNET

Entretanto, vale salientar que entreguei mais do que prometi, defini para você o que é tráfego orgânico, tráfego pago, e uns dois bônus aqui para você poder usar em seu negócio online, de nada rsrs.

Caso queira entrar e contato comigo, vai ali na aba FALE CONOSCO, e me manda uma mensagem, te respondo assim que possível. Espero que o artigo tenha te ajudado de verdade, pois para isso o escrevi com tanto trabalho e dedicação.

Logo, acredito que nos veremos em breve novamente, me segue nas redes sociais e vamos trocar experiências, tenho certeza que você sabe coisas que eu não sei, vamos somar e ganhar dinheiro na internet, forte abraço, valeu e sucesso pra ti !

 

Leia também…

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Opa, nada de copiar o que me deu um trabalhão pra fazer Haha !!!