Como fazer pesquisa de palavras-chave para SEO

Veja como fazer pesquisa de palavras-chave para SEO e aparecer nas principais buscas do Google na internet; mais afinal de contas o que é isso ?

Essa deve ser a sua pergunta nesse momento caso não faça parte do mundo digital AINDA, mais calma que cheguei para mudar isso.

Se você nunca realizou uma pesquisa de palavras-chave ou possui dúvidas sobre como executá-la com perfeição, te garanto que após ler esse artigo os seus problemas terão acabado.

O que é pesquisa de palavras-chave ?

Para obter o tráfego orgânico que você tanto deseja é essencial que o conteúdo publicado em seu blog ou site seja relevante para alguém.

Mas como é que as pessoas encontram o seu conteúdo  ? Simples, através da consulta nos motores de busca que são utilizando palavras-chave.

Sim, estou explicando passo a passo até chegar no ponto principal. Antes de você obter o acesso em sua página, o usuário deve possuir uma dúvida ou problema que anseia sanar.

Seja uma dúvida boba sobre diferenças entre serviços, guias práticos para realizar uma determinada tarefa ou até mesmo uma busca detalhada para compreender um conceito a fundo.

Como é que você consegue encontrar os termos mais buscados pelo seu público-alvo ?

Tenho duas respostas para este questionamento :

Conheça muito bem as personas do seu negócio. Realize uma pesquisa de palavras-chave para encontrar as melhores oportunidades para o seu nicho.

Para realizar uma pesquisa de palavras-chave que faça sentido, é essencial que você saiba tudo sobre seu cliente.

Afinal, essa pesquisa nada mais é que uma definição de quais temas são mais interessantes para o seu público em termos de palavras-chave e quais delas possuem o melhor volume de buscas.

Ou seja, a pesquisa de palavras-chave é a principal maneira de encontrar as melhores oportunidades para atacar em um blog.

COMO MONTAR SUA ESTRUTURA QUE VENDE TODO DIA

Qual a importância da pesquisa de palavras-chave ?

Como você está lendo este nosso post, posso presumir que você é uma pessoa que se interessa por marketing de conteúdo e SEO .

Apesar disso, posso estar muito enganado e você pode estar em busca das primeiras informações sobre o assunto. Em qualquer uma das situações existem alguns pontos sobre a produção de conteúdo que devem ser ressaltados:

Quem produz conteúdo apenas por produzir nunca obterá resultado algum. Um blog nunca alcançará seu potencial máximo sem que exista um planejamento por trás da produção daquele conteúdo.

Seguindo adiante, encontramos alguns pontos de convergência nas frases que listei acima.

Ficou claro que sem a definição de objetivos e um planejamento ideal, um blog nunca te auxiliará a criar novas oportunidades de negócio, se tornar uma autoridade no assunto ou educar o mercado.

A pesquisa de palavra-chave, portanto, é o segredo para o sucesso em qualquer tipo de blog ! Sem ela, seus conteúdos possivelmente nunca alcançarão os resultados esperados.

Digo “possivelmente” porque este tipo de afirmação é forte demais. Em uma situação de extrema sorte, algum de seus posts podem ter uma palavra-chave que seja relevante para seu público.

Agora pense comigo : Não seria maravilhoso se você conseguisse fazer com que todos os conteúdos do seu blog fossem capazes de obter bons resultados ?

Se quiser ter um blog que sirva como a principal ferramenta de atração para sua marca ou negócio você não pode depender da sorte e precisa parar de dar tiros no escuro.

COMO MONTAR SUA ESTRUTURA QUE VENDE TODO DIA

Entendendo as variáveis envolvendo as palavras-chave

Existem diversas formas de se realizar uma pesquisa de palavras-chave, seja seguindo um processo diferente ou utilizando diversas ferramentas.

Dependendo da complexidade e profundidade da pesquisa que você queira realizar, como incluir mais variáveis e pensar em algum algoritmo diferente de priorização, faz sentido procurar esses outros processos.

A seguir, vamos falar sobre algumas variáveis que consideramos as mais relevantes para uma pesquisa de palavras-chave eficaz :

  • Volume
  • Dificuldade
  • Oportunidade
  • Intenção de compra
  • Posição atual

1 – Volume das palavras-chave

Essa é a variável que representa o volume de buscas mensais por determinado termo no Google.

É uma variável importantíssima pois é fundamental garantir que haja muitas pessoas efetivamente procurando pelas palavras-chave que você quer competir.

Lembre-se : Sempre que for utilizar uma ferramenta para encontrar o volume de busca, não se esqueça de verificar se está fazendo a pesquisa filtrando apenas as buscas realizadas no Brasil.

2 – Dificuldade das palavras-chave

Há palavras que já são exploradas por sites de muita relevância e bem avaliados pelo Google enquanto outras ainda dão bastante margem para que sites novos rapidamente apareçam entre os primeiros resultados.

Como resultado disso, é muito difícil posicionar seu site entre os primeiros para alguns termos e isso deve ser avaliado ao definir suas palavras-chave.

Uma dificuldade alta significa que os sites que estão nas primeiras posições possuem uma autoridade elevada e isso torna mais difícil o ranqueamento.

Um ponto importante aqui é não confundir dificuldade orgânica com competição no Google AdWords.

A competição representa que muitas empresas estão comprando determinada palavra, e não que necessariamente essa palavra é de grande dificuldade.

3 – Oportunidade das palavras-chave

Essa variável é pouco utilizada, porém é bem relevante na hora de decidir por investir esforços em uma keyword.

Sabe quando você realiza uma pesquisa no Google e aparecem outros elementos além dos resultados orgânicos, tais como resultados de buscas por vídeos, imagens, empresas locais, mapas, anúncios etc ?

Todos esses elementos fazem a taxa de clique dos resultados orgânicos diminuírem, pois acabam “puxando” a atenção dos usuários para esses elementos.

Por isso, quanto mais elementos extras no resultado, menor será a oportunidade de determinado termo.

4 – Intenção de compra (Estágio do funil)

Esta é uma variável para ajudar na tomada de decisão sobre um termo.

Por exemplo, uma palavra que seja relacionada ao seu produto ou serviço é considerada uma palavra com alta intenção de compra – como “software de gestão financeira”.

Já um termo do seu mercado que indique a busca por algum problema resolvido por seu produto, pode ser considerada como baixa intenção de compra – como “organizar contas a pagar”, por exemplo.

5 – Posição atual das palavras-chave

Representa a posição atual do site do seu negócio para determinada palavra.

A partir desse diagnóstico, é possível ver quais páginas você pode otimizar para melhorar a posição ou para quais você não possui uma página ranqueada e deve produzir um conteúdo.

COMO MONTAR SUA ESTRUTURA QUE VENDE TODO DIA

Como fazer sua própria pesquisa de palavras-chave

Chegou a hora de colocar a mão na massa ! Agora vamos colocar em prática tudo que foi dito até o momento para que você consiga estruturar uma boa pesquisa de palavra-chave.

Assim, você vai descobrir quais são os melhores termos para a sua produção de conteúdo.

Passo 1 : Definindo o tema

Começaremos pelo ponto que regerá a pesquisa. Durante todo este processo, usaremos um exemplo similar ao da Rock Content.

Guiaremos a sua pesquisa como se estivéssemos criando uma para nosso blogreydigital.com. Neste exemplo, definimos que o tema foco do mês é Marketing Digital.

Passo 2 : Escolhendo as ferramentas

Atualmente existem uma infinidade de ferramentas de SEO que podem ser utilizadas a seu favor. Mais adiante neste post nós preparamos uma lista de ferramentas que poderão te auxiliar neste trabalho.

Para o nosso assunto utilizaremos três em especial :

  • Keyword Planner (Planejador de palavras-chave) do Google
  • SEMRush
  • Keywordtool.io

Todas as ferramentas serão essenciais para a busca, identificação e análise de termos que possam representar boas oportunidades para o tema que escolhemos.

Agora utilizaremos cada uma das três para encontrar palavras-chave sobre Marketing Digital

Passo 3 : Utilizando as ferramentas – A pesquisa

Keyword Planner

Ao utilizar a ferramenta do Google Adwords você pode encontrar não apenas ideias de palavras-chave, mas também o volume de buscas mensal de cada uma das variações disponíveis.

Após acessar a tela inicial do Adwords, clique em Ferramentas e selecione o Planejador de palavras-chave. As duas primeiras opções da sessão “Encontrar novas palavras-chave” são onde você deve focar seus esforços.

Ao clicar na primeira das opções, a de procurar por novas palavras-chave utilizando uma frase, você preencherá uma série de campos que, após serem analisados, auxiliarão a ferramenta a encontrar as palavras-chave que fazem sentido para seu negócio.

Quanto maior o número de informações e campos preenchidos, mais exata será a análise dos dados.

Os resultados para a palavra-chave são facilmente analisados e rapidamente você encontra algumas oportunidades para investir seu tempo e começar a produção de conteúdo.

Keywordtool.io

Aqui no Blog Rey Digital nós utilizamos o Keywordtool.io para encontrar variações de uma determinada palavra-chave. Atualmente, arrisco afirmar que essa é uma das melhores ferramentas para a tarefa juntamente com a Ubersuggest.

Após inserir o termo que você deseja receber as variações na tela principal do site, basta selecionar o motor de busca que você deseja que seja analisado, bem como a língua da busca.

No nosso caso, escolhemos o Google em português do Brasil.

O keywordtool.io realiza uma busca minuciosa procurando por todas as variáveis que possuam um volume de busca significativo de que incluam long tails que vão de A a Z, incluindo também os numerais.

A lista é extensa e é claro que existirão variações que não são tão relevantes.

Mas, de qualquer forma, vale a pena exportar a lista com todas os termos encontrados e jogá-los no planejador de palavras-chave do Google (na opção de inserir uma lista de palavras) para observar o volume de busca que cada uma delas possui.

É importante lembrar que o keywordtool.io é uma ferramenta gratuita e, por isso, as informações que recebemos nesta análise são superficiais e não incluem os valores do volume de busca.

Caso você deseje assinar o plano pago da ferramenta, todas as informações serão divulgadas na página principal da pesquisa.

SEMRush

Antes de começarmos a falar desta incrível ferramenta, preciso avisá-los que o SEMRush é pago.

Apesar disso, ele possui um limite de 5 consultas por dia de palavras-chave ou por sites.

Além de entregar uma análise completa de palavras-chave, variações e termos relacionados, a ferramenta também fornece uma opção que nos possibilita dar aquela espiadinha na concorrência.

Agora vamos com calma. Confira o passo-a-passo no SEMRush.

Após acessar a ferramenta e pesquisar pelo determinado termo desejado, (continuaremos com o exemplo do Marketing Digital) você vai encontrar um relatório completo sobre aquela palavra-chave:

  • Volume de pesquisa mensal
  • Número de resultados
  • Palavras-chave relacionadas (Relatório completo à parte)
  • Variações da palavra-chave (Relatório completo à parte)
  • Lista com os 20 primeiros colocados no Google
  • Gráfico de tendência de crescimento no volume da busca
  • Lista com variações da palavra-chave

Neste momento vamos dar atenção ao relatório de variações de palavras-chave.

Utilizamos as informações deste relatório para encontrar as variações da palavra-chave escolhida que representem boas oportunidades.

Alto volume de buscas e concorrência aceitável costumam ser as principais oportunidades que buscamos neste momento.

Vale ressaltar que aqui encontramos uma série de long tail keywords que são excelentes para abordarmos conteúdos que serão utilizados para linkar a um artigo cuja palavra-chave é uma head tail.

No caso, Marketing Digital.

COMO MONTAR SUA ESTRUTURA QUE VENDE TODO DIA

Encontre as principais palavras-chave do negócio (Head keywords)

O primeiro passo é encontrar as head keywords, que podem ser consideradas as palavras com maior volume de busca e que darão origem aos termos long tail.

Normalmente elas também são as primeiras palavras que procuramos no Google quando estamos procurando pela solução de um problema.

Acontece que, intuitivamente, nós estamos acostumados a pensar em palavras-chave de fundo de funil, ou seja, mais relacionadas ao produto vendido, e não pensamos nos problemas que estão alguns passos atrás na jornada de compra.

Usando as ferramentas de busca, você terá alguns termos relacionados a seu negócio e que podem ser explorados.

Mas, antes de começar a usar esses termos, fique atento ao passo seguinte. Remova os termos que não fazem sentido para o negócio

Neste momento você já deve ter uma planilha bem alimentada de termos relevantes. Acontece que, provavelmente, há algumas palavras que não fazem tanto sentido para o negócio.

Por isso, neste passo recomendamos fazer um filtro para remover termos duplicados e aqueles que não fazem sentido para o negócio.

Chamamos essas palavras de negativas. Encontre palavras long tail. Levantados os termos principais, é hora de encontrar os termos cauda longa.

Ou seja, palavras mais específicas e, normalmente, com menor volume de busca e menor concorrência.

Ferramentas recomendada :

  • Keywordtool.io
  • Ubersuggest

Descubra o volume de busca de cada palavra. Até aqui, o trabalho foi todo em cima de encontrar termos relevantes para a pesquisa.

Agora, a ideia é encontrar as demais informações da planilha, começando pelo volume de busca orgânica de cada termo.

Ferramentas que você pode utilizar :

  • RD Station
  • SEMRush
  • Keyword Planner

Descubra se o site do seu negócio já está posicionado no Google. Com qualquer uma das duas ferramentas citadas até aqui, você encontrará o ranking atual do seu site para cada termo.

Isso será importante para algumas decisões mais à frente, como decidir o que fazer com cada keyword – se produzir conteúdo, otimizar uma página existente, fazer link building etc.

Ferramentas que você pode utilizar :

  • RD Station Marketing
  • SEMRush

Descubra a dificuldade, a oportunidade e o potencial de cada termo. Agora que você já descobriu o volume de busca e a posição atual de suas palavras-chave, é hora de encontrar as três últimas variáveis.

Ferramenta que você pode utilizar :

  • Moz

A ferramenta Moz tem uma feature chamada Keyword Explorer que mostra um relatório com as informações sobre cada termo inserido.

Você pode exportar esse relatório para atualizar a sua planilha.

COMO MONTAR SUA ESTRUTURA QUE VENDE TODO DIA

Finalizando nosso Artigo

Para que as palavras-chave sejam efetivas em qualquer uma de suas estratégias, principalmente SEO, marketing de conteúdo e links patrocinados, é indispensável as pesquisas utilizando as ferramentas e meios disponíveis para você.

Quando sabemos onde procurar e como selecionar as palavras-chave, fica muito mais fácil entregar conteúdo atraente para o seu público e alcançar um posicionamento melhor para seu site, blog ou e-commerce.

E agora que você já sabe como fazer uma boa pesquisa de palavras-chave, a minha sugestão é que você continue procurando mais sobre esse assunto e relacionados.

Já que tem bastante conteúdo que pode ajudar muito em seu marketing digital.

Foi um prazer ter você aqui conosco em nosso projeto espero ter ajudado de alguma forma, me passa um feed back do que achou do artigo, manda um e-mail pra mim.

Clica lá no menu FALE CONOSCO pra gente se falar melhor blz.

COMO MONTAR SUA ESTRUTURA QUE VENDE TODO DIA

Sucesso pra ti !

 

Leia também…

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Opa, nada de copiar o que me deu um trabalhão pra fazer Haha !!!