Marketing Digital : 7 Melhores estratégias para alavancar seu negócio

Bem vindo a um dos mais importantes temas do mercado, Marketing Digital melhores estratégias para seu negócio online e vender mais como afiliado.

Para entendermos melhor esse assunto vamos esclarecer de ante mão a definição correta beleza.

Definição : Estratégia de marketing é o planejamento de todas
as ações que serão utilizadas para divulgar uma marca, produto ou serviço e, consequentemente, atrair mais clientes.

Esse planejamento deve ser acompanhado constantemente para ter certeza de que os resultados esperados para cada uma das ações previstas estão sendo realmente positivos e, principalmente, para melhorar o que precisa de ajustes.

Apesar de muitos empreendedores digitais saberem que é fundamental planejar todas as ações de divulgação de um negócio, muitos têm dúvidas na hora de decidir quais são as melhores estratégias para executar.

A primeira coisa que você precisa entender é que não existe uma estratégia de marketing específica para cada negócio.

O sucesso de qualquer uma delas depende de como elas foram realizadas, de seu público e, é claro, do tipo de seu negócio.

Para que você entenda melhor quais são as ações que podem ser elaboradas em seu negócio, separei alguns elementos para te ajudar a atrair mais clientes.

VEJA COMO TRABALHAR PELA INTERNET SEM SAIR DE CASA

Blog marketing

O blog é uma das estratégias mais conhecidas e utilizadas por quem quer atrair clientes de maneira orgânica na internet e entregando conteúdo educativo e de qualidade.

Isso porque, quando você tem um blog, consegue escrever posts que respondam dúvidas diversas (desde as mais básicas até as mais técnicas) e que mostrem soluções específicas para sua audiência.

E o melhor de tudo quando se trata de blog é que ele é seu, o domínio é seu e a hospedagem também é sua (alugados claro), o quero dizer com isso é que não há chances de você receber bloqueio por parte de terceiros.

Na verdade foi esse o motivo de eu ter criado esse blog que você está acessando agora, depois de contas bloqueadas no Facebook, o alcance orgânico caindo nas Fan Pages, aí eu investi aqui, tempo e dinheiro.

Até agora vejo isso como o meu melhor investimento no Marketing Digital.

VEJA COMO TRABALHAR PELA INTERNET SEM SAIR DE CASA

SEO (Search Engine Optimization)

De nada adianta ter um blog com muito conteúdo interessante para sua audiência se seus posts não forem acessados.

Por isso que você precisa aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) em seus posts, pra que suas páginas apareçam nos primeiros lugares dos mecanismos de busca, como o Google.

A busca orgânica deve ser o seu principal canal de tráfego para gerar rentabilidade

Em um primeiro momento, o SEO irá trazer tráfego voltado diretamente para departamento, categoria e produto.

Depois, o blog será uma excelente estratégia para adquirir tráfego de topo de funil, com palavras-chave de buscas informativas e tráfego informacional e não transacional.

Trabalhe bem as palavras-chave em seus textos, teste títulos que chamem a atenção dos usuários, escreva conteúdos completos e que realmente eduquem sua audiência.

O importante é otimizar todos seus posts para que as pessoas cheguem a seu conteúdo sempre que pesquisarem por algum termo relacionado a seu nicho.

Foi dessa forma que você achou meu blog e está lendo esse artigo sacou.

VEJA COMO TRABALHAR PELA INTERNET SEM SAIR DE CASA

E-mail Marketing

Muitas pessoas ainda têm a ideia de que o e-mail não é mais uma boa estratégia de marketing, afinal, muitos usuários nem se dão o trabalho de ler as mensagens encaminhadas.

Porém, não é bem isso que acontece, principalmente se seus e-mails tiverem conteúdos interessantes para as pessoas e não apenas propagandas de seus produtos ou serviços.

No e-mail marketing você pode ter toda a atenção do lead ou prospect, pois uma vez aberta, a peça ocupa boa parte da tela do dispositivo, podendo estar adaptada perfeitamente ao Smartphone, tablet ou notebook.

Os anúncios pop-up, formulários flutuantes ou outras propagandas na internet geralmente ficam no caminho do que um cliente potencial procura: O conteúdo.

Diferente do spam, o e-mail marketing visa chegar até os interessados na informação, serviço ou produto que se deseja oferecer.

Outra característica exclusiva da prática do e-mail marketing é que as campanhas geralmente oferecem uma opção de cancelamento de recebimento, o que claramente demonstra o respeito por seu público.

Este procedimento de cancelamento pode ser atrelado, por exemplo, a um mecanismo de pesquisa de opinião, onde é possível avaliar o que está certo ou errado na forma com que se conduz as campanhas.

VEJA COMO TRABALHAR PELA INTERNET SEM SAIR DE CASA

Marketing em Redes sociais

As redes sociais em geral são ótimos canais de comunicação com o público, principalmente porque, atualmente, é difícil encontrar alguém que não use nenhuma dessas maneiras de socializar.

Como estratégia de marketing, o que você precisa fazer é entender onde está sua persona : Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Snapchat ?

É bem provável que você tenha que fazer ações de marketing em mais de uma rede social, mas fique atento para não se esforçar demais em locais onde sua audiência não está.

VEJA COMO TRABALHAR PELA INTERNET SEM SAIR DE CASA

DICA :

Suas redes sociais também precisam trazer conteúdo que agregue valor para os usuário. Por isso, não fique apenas fazendo propaganda de sua marca o tempo inteiro.

Não tem como ignorar as redes sociais e o potencial delas para o seu negócio.

No entanto quando falamos desses canais, nos referimos a um público de bilhões de pessoas.

E mesmo ao restringir os resultados apenas ao Brasil, veremos que praticamente toda a população está conectada a uma das plataformas disponíveis no mercado.

Todas servem ao mesmo propósito de aproximar pessoas, mas cada uma com particularidades ligeiramente diferentes.

Essa é uma das características que tornam quase obrigatória a sua presença nelas.

Afinal, seu cliente certamente usa redes sociais na internet.

Provavelmente, mais de uma.

Então, qual vai ser a sua estratégia de marketing para se conectar a ele, interagir e estreitar o relacionamento ?

Vai utilizá-las para divulgação ou vendas ?

Para encontrar clientes ou ser encontrado por eles ?

Pense nisso…

VEJA COMO TRABALHAR PELA INTERNET SEM SAIR DE CASA

Marketing em Canal de vídeo

Você sabia que mais de 40% das pessoas dizem ter preferência em consumir conteúdo em formato de vídeo ?

É por isso que plataformas como o Youtube estão cada vez mais famosas e sendo utilizadas por diversos setores, sejam eles online ou não.

A verdade é que, quando você cria vídeos, consegue passar informações valiosas para sua audiência de maneira fácil para ser consumida.

Então, por que não utilizar vídeos para divulgar seus produtos e serviços e atrair mais clientes em potencial ?

Consequentemente para quem tem vergonha ou algum tipo de dificuldade de aparecer nas câmeras, existem inúmeras ferramentas que podem te ajudar a fazer vídeos de sucesso sem precisar aparecer.

VEJA COMO TRABALHAR PELA INTERNET SEM SAIR DE CASA

Marketing com Lista de e-mail

O primeiro passo para começar a coletar e-mails é adicionar, no seu blog, um espaço onde seus visitantes podem cadastrar seus e-mails para receber comunicações suas, como newsletters, promoções e novidades.

DICA :

Quanto mais simples for o processo para seus usuários cadastrarem seus e-mails, mais endereços você vai coletar. Portanto, facilite a experiência do usuário no seu blog.

Você pode querer pedir outras informações, além do e-mail, no momento do cadastro.

Isso é normal, mas fique atento apenas para não fazer perguntas em excesso.

Isso pode assustar seus visitantes e fazer com que eles desistam de fornecer o endereço de e-mail para você.

Portanto uma prática importante, que garante o sucesso da sua estratégia de e-mail marketing, é a segmentação da base de e-mails.

A segmentação permite que você envie mensagens mais personalizadas, impactando diretamente no engajamento dos leitores.

No entanto essa divisão pode ser feita de forma mais generalizada ou mais específica.

Você pode levar em consideração fatores como: localização, idade, ocupação, posição na empresa, compras anteriores, estágio no funil de vendas.

Sobretudo, lembre-se que construir uma boa lista de e-mails envolve dois componentes : Conseguir novos contatos e manter os que você já tem.

Para manter seus contatos por perto, envie sempre conteúdos que sejam relevantes.

Caso contrário, você pode perder tudo que trabalhou para conquistar.

VEJA COMO TRABALHAR PELA INTERNET SEM SAIR DE CASA

Promoções

Similarmente crie promoções que incentivam os usuários a comprarem mais ou a levarem novos clientes para sua página.

Você como cliente com certeza adora uma promoçãozinha, isso é óbvio não é mesmo ?

Seu cliente é igual a você, ainda mais se você der descontos ou fizer promoção de certo produto pra um número reduzido de pessoas.

Isso com certeza vai culminar em muitas vendas sem sombra de dúvidas.

VEJA COMO TRABALHAR PELA INTERNET SEM SAIR DE CASA

Conclusão

Enfim agora que você já viu as formas corretas de atrair mais clientes, é importante saber o que você precisa fazer para escolher exatamente a melhor estratégia de marketing para seu negócio.

Afinal, não é porque você aplica todos esses elementos que significa que sua audiência aumentará.

Então, antes mesmo de sair por aí criando ações em todos os canais de comunicação, leve em consideração esse check list abaixo.

1 – A persona para quem você criou seu produto ou serviço.

2 – O mercado no qual você está inserido.

3 – As tendências de sua área de atuação.

4 – Aquilo que seus concorrentes têm feito.

5 – Os resultados que você espera de suas ações de marketing.

6 – A taxa de conversão em cada canal de comunicação que você está utilizando.

7 – O investimento máximo que você está disposto a fazer.

VEJA COMO TRABALHAR PELA INTERNET SEM SAIR DE CASA

Lembre-se…

É muito importante medir tudo o que você faz para ter certeza de que seu trabalho não está sendo feito em vão e que você está tendo lucro.

No final do dia, todas as interações de vendas são sobre comunicação.

Da mesma forma que você ganha um amigo de verdade, da mesma maneira você ganha um cliente real.

Portanto conheça-os, ouça-os, dê-lhes a melhor versão (real) de si mesmo, não os incomode e permaneça fiel a eles.

Então você está no setor de marketing por um motivo, e esse motivo provavelmente tem algo a ver com sua capacidade de conviver com as pessoas.

Por fim você conhece outras estratégia de marketing para vendas que podem tornar um vendedor mais eficaz ?

VEJA COMO TRABALHAR PELA INTERNET SEM SAIR DE CASA

Compartilhe comigo ali na aba FALE CONOSCO, estou aguardando.

Até a próxima e sucesso !

 

Leia também…

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Opa, nada de copiar o que me deu um trabalhão pra fazer Haha !!!