O que é e como funciona a rede social Facebook

O que é e como funciona a rede social Facebook ? Essa será nossa primeira viagem… Mais antes de mais nada, vamos fazer uma breve descrição sobre o que seja redes sociais. Redes sociais são plataformas cujo objetivo é conectar pessoas e compartilhar informações entre elas, tanto de caráter pessoal quanto profissional ou comercial.

Portanto elas se materializam na forma de sites e aplicativos, reunindo usuários que compactuam dos mesmos valores e interesses. Em outras palavras as redes sociais são espaços virtuais onde grupos de pessoas ou empresas se relacionam através do envio de mensagens, da partilha de conteúdos, entre outros.

Atualmente existem diferentes redes sociais, cada uma com um propósito e um público-alvo específico. Por fim a grande diferença entre essas redes sociais são o seu objetivo, separei um ckeck-list abaixo para você ver quais podem ser essas diferenças :

  • Estabelecer contatos pessoais, podendo ser relações de amizade e namoro.
  • Realizar networking, ou seja, compartilhar e buscar conhecimentos profissionais e procurar emprego ou preencher vagas.
  • Compartilhar e buscar imagens e vídeos.
  • Compartilhar e buscar informações sobre temas variados.
  • Divulgar produtos e serviços para compra e venda.
  • Jogar, entre outros.
  • Utilizar as redes sociais é cada vez mais uma prática entre as pessoas.

Surpreendentemente o Brasil é conhecido por ser um dos países que possui mais usuários em várias redes sociais. Bom, agora vamos ao conteúdo completo sobre Facebook, aperte o cinto e vamos lá !

O que é a Rede Social Facebook

O grande campeão das redes sociais está aqui no início desse artigo, por isso ele é o primeiro na lista. O Facebook é uma rede social que permite conversar com amigos e compartilhar mensagens, links, vídeos e fotografias.

A ferramenta criada em 2004 pelos americanos Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Chris Hufghes e pelo brasileiro Eduardo Saverin também permite que você receba as novidades das páginas comerciais das quais gostar, como veículos de comunicação ou empresas.

O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil, inclusive por empresas que aproveitam para realizar estratégias de publicidade e marketing. Isso acontece devido ao grande alcance de usuários que a rede apresenta.

130 Milhões/mês de brasileiros usam o Facebook para diversos fins, no mundo são 2,2 Bilhões/mês, essa marca supera o WhatsApp que é da mesma empresa do Facebook.

Veja como funciona o Facebook

Agora vamos a um pouco de conteúdo operacional para você saber como funciona de forma prática essa rede social, vou te mostrar o Facebook por dentro para você já ir se acostumando com os por menores dessa rede social.

Para se cadastrar, encontrar amigos e editar seu perfil :

Ao entrar no Facebook, é aberta uma página para um cadastro inicial e gratuito, que pede nome, sobrenome, e-mail, sexo, data de nascimento e uma senha. Depois que sua conta for criada, a rede social sugere que você localize seus amigos que já estão cadastrados por meio dos seus contatos do seu e-mail e/ou MSN Messenger. Essa etapa é opcional.

Para que as pessoas encontradas façam parte do seu grupo de amigos, você deve pedir uma autorização para adicioná-las, assim como as pessoas devem pedir uma confirmação sua para entrar na sua rede.

O Facebook possibilita que você envie um convite por e-mail para as pessoas da sua lista que ainda têm perfis na rede. Então para editar o seu perfil, preencha as informações básicas, como cidade, sexo, data de nascimento e idiomas.

Em foto do perfil, você define a imagem da sua página, ou seja, com uma foto pessoal copiada de seus arquivos ou tirada com webcam (Câmera ligada ao computador para a transmissão de imagens pela internet).

Você pode acrescentar outras fotos em álbuns e mais informações no seu perfil, como onde trabalha e estuda, além de detalhar gostos pessoais. Com exceção das informações básicas e da foto do perfil, a privacidade de tudo que você publicar em sua página é opcional.

Como funciona o ”feed de notícias” e o que é ”mural”

No centro da sua página inicial no Facebook, aparece o ”feed de notícias”, ou seja, as atualizações dos seus amigos, os links que eles divulgam, os vídeos, as notícias etc. Você pode comentar cada item ou clicar no botão ”Curtir” para demonstrar que gostou daquele conteúdo. Da mesma forma, o que você divulgar no campo ”O que você está pensando”, pode aparecer no ”feed de notícias” deles.

Portanto quanto mais um conteúdo for curtido ou comentado, mais aparece para as pessoas da sua rede. Além do feed, cada usuário tem o seu mural, que aparece ao clicar sobre seu nome, informando o que foi curtido, bem como, recomendado, publicado e quem foi adicionado recentemente. Enfim, todas as suas ações aparecem nessa página, em ordem cronológica, da última para trás.

Como conversar com seus amigos

Se não quiser trocar mensagens publicamente com seus amigos nos murais deles, você pode conversar em particular com um ou com um grupo com as ”Mensagens” e tudo que for escrito por todos aparecerão na mesma janela.

Assim como o bate-papo, que possibilita a troca de mensagens instantâneas com as pessoas que estão online, status indicado por uma bolinha verde, na coluna esquerda de sua página inicial.

O que são os aplicativos

Os aplicativos do Facebook são ferramentas que permitem criar eventos, fazer listas de vídeos, integrar o que publicar no Twitter e no Youtube. Além disso, existem ferramentas de interação criadas por outras empresas ou pessoas, como jogos e testes temáticos e até brincadeiras para enviar aos amigos.

O que são os ícones do Facebook nos sites e as caixas de recomendações

Muitas empresas têm uma página própria na rede social, a fim de divulgar notícias, novidades e interagir com as pessoas que gostam de seus produtos. Quando você curtir uma página, receberá em seu ”Feed de notícias” o que for publicado.

Uma ferramenta comum nos sites, sobretudo nos jornalísticos, é a caixa de ”Atividade Recente”, que aponta links para reportagens, vídeos e outros conteúdos do site comentados ou curtidos no Facebook.

Você também pode encontrar em muitos sites a caixa de ”Recomendações”, que oferece indicações personalizadas para quem visita essa página, considerando todas as interações feitas pela sua rede nele. Portanto para sugerir aos seus contatos uma página interessante, procure nela os botões “Recomendar” ou “Curtir” e clique.

Ainda que ela não tenha nenhum botão relacionado ao Facebook, use a caixa ”Compartilhar” da usa página inicial na rede, escolha o tipo de conteúdo (Status, foto, link ou vídeo) e copie o link. As informações desse conteúdo são carregadas automaticamente, mas você pode editá-las. Bom até aqui tenho te mostrado o que é e como funciona a rede social Facebook, mais ainda falta a conclusão.

Conclusão

Estamos chegando ao final desse artigo onde te mostrei o que é e como funciona a rede social Facebook, e eu não poderia deixar de te dizer o que penso a respeito do Facebook. Aqui acima eu falei tudo sobre a parte operacional do Facebook, como ele funciona e como você pode usar em seu negócio online. Agora vou dizer sem rodeios o que eu acho dessa rede social.

O Facebook assim como qualquer rede social hoje em dia, passa por mudanças constantemente, tanto no seu layout quanto na sua parte operacional (regras da comunidade, politica da privacidade, algoritmo etc).

Então no dia que você estiver lendo esse artigo o Facebook já vai estar bem diferente. O Facebook já foi uma grande ferramenta pra quem desejava trabalhar pela internet sem precisar investir inicialmente (tráfego orgânico).

Hoje o orgânico do Facebook é uma piada, se você tiver 5K amigos e postar uma foto por exemplo, apenas 2% dos seus amigos verão essa foto, parece piada né ?Mais só parece hahaha, imagina que de 5 mil pessoas, apenas 100 pessoas verão, essa é uma dura realidade.

Em contra partida, o Facebook é uma excelente ferramenta pra trabalhar com tráfego pago (Facebook Ads). Na verdade essa é a intenção do Facebook, limitar seu alcance pra forçar você a investir seu dinheiro nas publicações.

Espero que esse artigo lhe ajude a subir cada vez mais, se liga que a série está só começando. Me manda uma mensagem ali na aba FALE CONOSCO, me fala das suas experiências com o Facebook, aguardo. Forte abraço e sucesso !

Leia também…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Opa, nada de copiar o que me deu um trabalhão pra fazer Haha !!!