O que é Mindset : A nova psicologia do sucesso

Seja bem vindo, nesse artigo vou te mostrar o que é Mindset : A nova psicologia do sucesso, o piso da sua estrutura online; esse tema se transformou numa das palavras do momento.

Afinal, ninguém nunca parou e disse que você precisava ajustar seu mindset ? Caso você não sacou direito o que foi dito e ainda não entendeu o conceito, tá na hora de cair de cabeça nesse mundo e compreender por que esse tema tem sido tão comentado.

Desde já, um dica : Pode ser que você perceba, ao longo do artigo, a necessidade de rever algumas condutas diante da vida.

Mas não se preocupe, isso pode ser extremamente positivo e marcar a sua evolução como pessoa e como profissional.

Acompanhe o texto até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Se você quer ter sucesso, precisa saber o que é mindset e qual o tipo certo que você precisa desenvolver no seu negócio (e na vida cotidiana).

Antes de revelar que mindset é esse, eu vou te explicar por que essa é a maneira certa para chegar aonde você quer.

VEJA COMO TRABALHAR EM CASA PELA INTERNET

É o seguinte…

Muita gente pensa que o sucesso é um lugar encantado e distante com um caminho fácil e bonito, por onde apenas os “escolhidos” podem passar.

Mas a verdade é que entre você e o sucesso do seu negócio existe uma gama de obstáculos. E o grande perigo do obstáculo é você deixar ele virar uma desculpa.

Porque, se você pensar bem, a desculpa é na verdade um obstáculo que você desistiu de superar.

Só que, para superar cada obstáculo que aparece no seu caminho, você precisa desenvolver um mindset de crescimento, ou seja : Precisa ser irrazoável.

Entretanto, uma pessoa razoável é alguém que não faz alguma coisa “por causa” de razões. Por isso, a grande maioria das pessoas de sucesso são irrazoáveis.

Porque elas fazem o que é preciso apesar do governo, apesar de não ter dinheiro, apesar de não ter instrução, apesar da idade.

Você também poderia colocar nesta lista a sua razão ou o seu obstáculo. Então se prepare para saber tudo sobre o que é Mindset : A nova psicologia do sucesso.

Sabe por que eu estou te dizendo isso ?

Porque a imensa maioria das pessoas que conseguiram realizar os próprios sonhos não eram extraordinárias ou super dotadas.

Na verdade, elas foram pessoas medianas com consistência.

Que, ao invés de se comparar com os outros, se concentraram em ser melhores do que elas mesmas todos os dias, apesar das dificuldades.

Um dia depois do outro, até chegar aonde queriam.

Por isso eu digo que para ser um empreendedor você precisa desenvolver um mindset de crescimento, ou melhor, um mindset irrazoável.

Quer entender melhor o que é esse tal de mindset e como desenvolver um mindset de sucesso para o seu negócio ?

Então, aperte o cinto e vamos pra cima por que hoje você vai saber tudo sobre o que é Mindset : A nova psicologia do sucesso !

DICA : APRENDA AGORA MESMO OS PASSOS PRA MONTAR SUA ESTRUTURA NO MARKETING DIGITAL

Mindset o que é

Mindset é mais um estrangeirismo que nós brasileiros importamos.

Se desmembrarmos a palavra inglesa em duas partes, teremos o termo “mind”, que significa mente, e o termo “set”, que pode ter inúmeras traduções, mas a que mais se encaixa neste contexto é configuração.

Logo, ao pé da letra, podemos dizer que mindset nada mais é do que a configuração da mente. Falando assim, parece um enredo de algum filme de ficção científica, não é mesmo ?

Mas, na verdade, é muito mais simples e que não tem nada a ver com computadores de última geração e menos ainda com robôs dominando o mundo. Na prática, ele significa o tipo de mentalidade que cada pessoa tem sobre a vida.

É a forma como você organiza os seus pensamentos e decide encarar as situações do cotidiano. Às vezes, não nos damos conta, mas o nosso conjunto de atitudes mentais diz muito sobre o nosso comportamento.

Logo…

A maneira como você reflete sobre determinada situação e, principalmente, conforme decide agir após essa análise pessoal, pode determinar o seu sucesso ou falha.

Isso porque existem três tipos de consequências que podem se dar a partir do nosso mindset : A positiva, a neutra ou a negativa.

Para Carol S. Dweck, a principal estudiosa da área e autora do livro “Mindset : A nova psicologia do sucesso”, o mindset mostra o nosso modo otimista ou pessimista de enxergar diversas situações da vida e de como se portar diante delas.

Ou seja, podemos dizer que ele funciona como um espelho da nossa alma, que retrata a forma como vemos o mundo e também qual é a nossa resposta diante dos nossos pensamentos.

Muito mais do que um simples traço de personalidade, ele é uma resignificação de todas as nossas experiências em algum momento.

Afinal nossas vivências, de alguma forma, sempre interferem em nossas decisões.

As pesquisas de Carol Dweck deram conta que, sob o viés do mindset, as pessoas podem ser separadas em dois grandes grupos. Confira e entenda um pouco mais sobre esse assunto o que é Mindset : A nova psicologia do sucesso a seguir.

DICA : APRENDA AGORA MESMO COMO MONTAR SUA ESTRUTURA NO MARKETING DIGITAL

Mindset Fixo

Segundo a pesquisadora Carol Dweck, existem dois tipos de mentalidade : A mentalidade fixa (ou mindset fixo) e a mentalidade de crescimento – ou mindset de crescimento como é mais conhecida.

Em um mindset fixo as pessoas acreditam que suas qualidades básicas, como sua inteligência ou talento, são simplesmente traços fixos, imutáveis.

Elas gastam seu tempo documentando sua inteligência ou talento em vez de desenvolvê-los e prepara-los pra o sucesso.

Essas pessoas também acreditam que só o talento cria sucesso, sem esforço.

Dweck aponta que quando uma pessoa tem uma mentalidade fixa ela acredita que suas habilidades básicas, inteligência e talentos são características que nasceram com com indivíduo e é isso é tudo que ele tem.

Por outro lado, com a mentalidade de crescimento as pessoas acreditam que suas habilidades mais básicas podem ser desenvolvidas com dedicação e trabalho duro.

O cérebro e o talento são apenas os pontos de partida.

Essa visão cria um amor pela aprendizagem e uma resiliência que é essencial para uma grande realização.

Como desenvolver seu mindset fixo para alcançar um mindset de crescimento ?

A mentalidade é um processo interpretativo que nos diz o que está acontecendo ao nosso redor.

Na mentalidade fixa, esse processo é pontuado por um monólogo interno de julgamento e avaliação constantes.

Em uma mentalidade de crescimento, por outro lado, o monólogo interno não é de julgamento, mas de um apetite voraz por aprender.

Constantemente buscando o tipo de contribuição que você pode transformar em uma ação construtiva. Veja obstáculos como oportunidades

Estamos sempre tendo que tomar importantes decisões como aceitar um novo trabalho ou começar um novo curso.

Assumir esses desafios como oportunidade de desenvolvimento, é parte fundamental no desenvolvimento.

Quanto mais nós nos desafiamos, mais oportunidades temos de aprender, por isso, procure formas diferentes de se desafiar. Priorize o aprendizado e esqueça a aprovação.

Logo…

Quando você está mais preocupado com a aprovação de outras pessoas, você perde muitas oportunidades de crescimento.

Então não se preocupe com o que outras pessoas pensarão. Foque em si mesmo e no seu desenvolvimento e benefícios do aprendizado. Pense no processo e não apenas no resultado.

Pessoas que tem um mindset de crescimento tem sede de conhecimento e é por isso que é importante gostar do processo de aprendizagem, pois assim você se torna capaz de aproveitar melhor cada experiência.

Claro que é importante ter objetivos definidos, mas uma das chaves do sucesso é aprender valiosas lições quando você enfrenta desafios inesperados. Cultive o senso de propósito.

Com o mindset de crescimento é possível focar em objetivos a longo prazo e entender o propósito deles nas sua vida.

Então lembre-se sempre o por quê de tudo o que você esta fazendo e sempre olhe a situação como um todo.

Pergunte-se sempre : “O que eu estou trabalhando hoje faz parte de um plano maior na minha vida ?”

Se você responder “não” para essa pergunta, tire um tempo para reavaliar suas prioridades.

Escolha aprender bem ao invés de aprender rápido. Isso nos faz voltar em um ponto já tratado nesse post. Portanto, aprender não é algo que pode ser apressado, você deve se permitir cometer erros e experimentar seus desafios.

Mindset de Crescimento

Já o outro grande grupo é caracterizado por uma mentalidade de crescimento, também chamada de mindset progressivo.

Os integrantes dessa outra divisão não só acreditam em suas habilidades, como também sabem que podem desenvolver outros talentos, desde que se dediquem para isso.

O otimismo é uma duas sua principais qualidades, além da crença na transformação.

“Nenhuma situação é tão boa que não possa melhorar” e “Não estou feliz com minha situação atual, vou lutar para mudá-la” são alguns dos pensamentos comuns ao mindset de crescimento.

A persistência também pode ser definida como uma aptidão forte. O fato de tentar, tentar e tentar, nunca desistir, e mais do que isso, aprender com cada um desses erros, a transforma em sua maior virtude.

Mindset dos aprendizes e não aprendizes. Agora, em poucas palavras, vamos fazer uma viagem por dentro destes dois mindsets e entender exatamente como você pode começar a construir uma vida melhor, adotando agora atitudes que levem ao sucesso naquilo que você deseja.

O sociólogo Benjamin Barber diz que há muitas maneiras de segmentar o mundo. Uma delas é dividi-lo entre aprendizes e não aprendizes.

Os chamados aprendizes acreditam que eles têm a capacidade de se superarem progressivamente e, assim, fazer da mudança constante uma realidade.

Já os não aprendizes acreditam que “as coisas são como são” e que não faz sentido ou é muito difícil mudá-las. Portanto qual dos dois é você ?

Com que tipo de Mindset nascemos ?

Gostaria aqui de chamar sua atenção : Nós não nascemos assim ! Então, se você se identificou mais com a mentalidade de crescimento, parabéns !

Logo, é muito provável que você já viva uma vida de mais realizações e de mais satisfações.

Mas se você se identificou mais com a mentalidade fixa, será que isso significa que você deve jogar a toalha e desistir ?

Não, absolutamente ! Sabe o porquê ? Não saia daí que eu vou te contar algo.

Há boas notícias da ciência para você também. Você é a única pessoa que pode optar por um ou outro mindset.

E, se por algum equívoco, você veio até aqui com um mindset que não o ajuda, você é a única pessoa que ainda tem o poder de mudar.

Pense agora sobre como bebês vêm a este mundo. Eles passam todas as suas horas projetando experiências e aprendendo sobre o mundo à sua volta.

Portanto eles são mais curiosos do que crentes. Eles vão ampliando suas habilidades diariamente porque vão se superando o tempo todo.

E não param. Imagine você o que significa aceitar um dos maiores desafios de toda a nossa vida – que é aprender a andar e a falar.

É provável que se isso fosse exigido de adultos, pessoas com mindset fixo teriam desistido e passariam o resto de suas vidas sentadas (sem andar) e sem pronunciar uma só palavra.

Mas, quando éramos crianças, caíamos, voltávamos novamente e descobríamos como evitar cair numa próxima vez.

E continuávamos aprendendo e aprendendo, até que um dia surpreendíamos a todos, caminhando e conversando pela primeira vez. E, claro, encantando os nossos pais.

DICA : FAÇA PARTE DO LIBERDADE DIGITAL

Como se forma o Mindset ?

Ao longo de nossa jornada onde deixamos estacionada a nossa capacidade de superação ? Como foi que — aos poucos — fomos assumindo um mindset fixo, que não nos faz melhor ?

Bem, as pesquisas comprovam que já a partir do primeiro ano de idade nossos pais influenciam em muito na formação de nossa personalidade por serem críticos ou elogiosos.

A crítica vai formando a crença de que “as coisas são como elas são”, e que a vida é exatamente como estamos assistindo e não há muito que mudar.

Ao contrário, pesquisas comprovam que crianças elogiadas tendem a confiar mais em si, são motivadas e curiosas, por enfrentarem os desafios cada vez mais difíceis.

Tem mais…

As crianças com a mentalidade de crescimento aprenderam a viver em um mundo muito diferente das de mentalidade fixa.

Onde as pessoas com mentalidade fixa viram um mundo cheio de julgamentos e medo, as pessoas com mentalidade de crescimento viram um mundo cheio de maravilhas e coisas para aprender.

Uma pesquisadora fazendo um trabalho nessa área relata uma visita que fez a uma galeria para ver os primeiros trabalhos de Cezanne ( Paul Cézanne (1839-1906) foi um pintor pós-impressionista francês).

Quando olhou pra exposição, ela percebeu que alguns dos seus trabalhos eram realmente muito ruins.

Mas algumas outras obras pareciam ter sido criadas por alguém completamente diferente. Foi lá que a autora aprendeu que Cezanne levou muito tempo para se tornar “O Cezanne”.

DICA : FAÇA PARTE DO LIBERDADE DIGITAL

Mindset dos vencedores

Novamente peço extrema atenção nessa parte do artigo. Mas, e no mundo dos negócios, como atuam os líderes de mentalidade fixa e líderes de mentalidade de crescimento ?

Bem, os de mindset fixo, em vez de liderarem suas equipes para melhorar suas próprias habilidades e desenvolver equipes de alto desempenho.

Tendem mais a um comportamento clássico de se concentrarem na crítica e a depreciarem os outros.

Muitos adotam o medo como disciplina até o ponto em que a equipe acaba, passivamente, concordando com tudo para não ser rejeitada.

Para esses CEOs, quando as coisas dão erradas, eles procuram logo colocar culpa nos outros – desculpas para dar a impressão de que eles não tiveram qualquer participação na falha.

Saiba disso…

Isto é chamado de “doença de CEO”.

Mas o lado bom é que o sucesso desses líderes não é duradouro.

Isso porque eles se desmoronam quando confrontados com o fracasso.

Felizmente, há muitos e grandes exemplos de líderes de mentalidade de crescimento progressivo.

Jack Welch, CEO da GE, mesmo com todas as coisas desagradáveis que diziam dele, era um líder de mentalidade de crescimento.

Welch ainda era relativamente jovem quando assumiu altos cargos na GE. Mas veja, esqueça a perfeição : Ele não começou desse jeito.

Ele foi inicialmente até rotulado de “criança problema”. Era tido como arrogante. No início preferia contratar apenas engenheiros oriundos do MIT e de Princeton.

Mas aprendeu mais tarde que a coisa mais valiosa que um funcionário pode trazer para uma organização é uma mentalidade de crescimento, o que ele chamou de “fome interior”.

Portanto, como ele já possuía o mindset de crescimento, escalava a GE conseguindo o melhor de seu time.

Eles estão ao seu redor

Se você quiser confirmar estes dois tipos de mindsets, não vá longe, olhe ao seu redor.

Veja as pessoas que criam sucesso duradouro para si e seus negócios – você verá que eles são muito parecidos com estes exemplos que eu trouxe, não é ?

E se você for uma pessoa que não tem vontade de mudar, e insistir o tempo todo que o mundo ao seu redor é que deve se transformar em seu benefício ?

Bem, a única maneira de você conseguir sucesso naquilo procura é por meio da aprendizagem contínua.

Se você quer ganhar uma promoção, ou o bônus, tenha a certeza de que você irá ganhar, mas o caminho é o do mindset progressivo.

Isso pode levar tempo e esforço, mas acontecerá.

Portanto, há duas mentalidades que você pode ter neste mundo, e aquela que você escolher fará toda a diferença.

Precisamos ter sempre todo o cuidado para não julgarmos qualquer pessoa sem considerar também todo o contexto em que ela está operando e ajudá-la para que possa mudar seu mindset, se assim for o seu desejo.

DICA : COMO TER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

Mindset : Como saber o seu ?

Agora que você já sabe o que é mindset, chegou a hora de descobrir se você tem mindset fixo ou mindset de crescimento.

Eu acredito que com as características que eu te mostrei, você já pode ter uma ideia do seu tipo de mindset. E aí, gostou do que descobriu ?

Apesar de a maioria das pessoas terem diferentes tipos de mindset para certas áreas da vida, desenvolver um mindset de crescimento em alguma delas pode ser “contagioso”.

O que eu quero dizer é que se você muda o padrão mental da sua vida financeira, por exemplo, as chances são de que essa mudança se espalhe para outras áreas.

E se você ou seu negócio possuem mindset fixo, não se preocupe, pois essa realidade pode começar a mudar ainda hoje.

Já que um mindset de crescimento pode ser desenvolvido por qualquer pessoa e pelo seu negócio também.

Até porque mais importante do que descobrir qual o seu tipo de mindset é o que você vai fazer com essa informação.

Portanto no próximo tópico, eu vou te mostrar dicas para te ajudar a desenvolver um mindset de crescimento.

6 Formas para desenvolver um Mindset de crescimento

Depois de saber mais sobre os tipos de mindset e refletir sobre qual é o seu, dá uma olhada nas formas práticas para você crescer o seu mindset.

1. Preste atenção

O começo da sua jornada para desenvolver um mindset de crescimento é perceber quais são os seus pensamentos limitantes. Para isso, perceba como o mindset fixo atua dentro da sua mente.

Sabe aquela vozinha que diz : “Eu sempre fui péssimo nisso”, “Isso é muito difícil para mim”, ou “É melhor eu desistir logo, porque eu nunca vou conseguir aprender isso”?

Ou que diante do sucesso dos outros fala : “Para ele é fácil”, “Ah, mas também essa habilidade é de família”, ou “Essa pessoa não precisa fazer nada para conseguir o que quer”? Pois é. Fique atento a elas.

Porque entender como essa voz influencia os seus comportamentos vai te ajudar a construir um mindset de crescimento, pouco a pouco.

2. Escolha o desafio

Se prestar atenção, você vai perceber escolhas diárias que podem ser transformadas em desafios.

Por exemplo, se tiver a chance de fazer algo que você está acostumado ou algo desafiador, fique com a segunda opção.

Eu não estou falando de escolher entre tomar chá e pular de paraquedas. Não é isso. Estou falando de parar de evitar desafios por medo de falhar.

Dessa forma você tem a oportunidade de aprender algo novo e fortalecer a sua auto confiança.

3. Foco na solução

Eu acredito que você já ouviu a expressão : “Se a vida te der limões, faça uma limonada”. Portanto a maioria das pessoas interpreta essas palavras como uma mensagem de otimismo. Mas ela também pode servir como algo mais.

O que quero dizer é que se você encontrar um obstáculo, tente vê-lo através de um mindset de crescimento.

Ao invés de pensar que ele vai te atrasar ou até mesmo impedir de chegar aonde você quer…

Foque no que você pode aprender com ele, como essas novas habilidades vão te ajudar no futuro e como serão as coisas depois que você superar esse obstáculo.

4. Aprenda sempre

Quando encontrar uma pessoa que faça um determinado trabalho ou atividade melhor do que você, aprenda com ela.

Em vez de diminuir a conquista ou a habilidade do outro, entenda como e porque ela consegue fazer o que faz.

E aproveite essa oportunidade para aprender com quem já é especialista no que você está tentando aprender. Além disso, aprenda sempre com as situações diversas do dia a dia.

5. “Ainda”

Diante de um desafio ou uma tarefa que você ache difícil, lembre-se que qualquer conhecimento pode ser aprendido.

Portanto para conseguir atingir os seus objetivos, você pode usar o poder do “ainda”. Como assim ? Calma, eu explico…

Comece a adicionar a palavra ainda, após qualquer pensamento limitante que você tenha. Por exemplo :

“Eu não sei dirigir” é uma frase muito diferente de “eu não sei dirigir, ainda”. Entendeu ?

O primeiro caso é uma negação completa da possibilidade de dirigir.

Já a segunda frase sugere que aprender a dirigir pode não ser uma realidade no momento, mas é algo que vai acontecer.

6. Escolha as companhias

Existe um consenso no mundo dos negócios de que você é a média das três pessoas com quem mais convive.

Então, para você começar um mindset irrazoável, não basta que apenas você deixe as desculpas de lado. Porque se cercar de gente que dá desculpas para tudo não vai te ajudar.

Ao contrário ! Você precisa se rodear de pessoas que não toleram desculpas, gente que faz apesar de todos os impedimentos.

Pessoas que te inspirem a ser melhor, não a ficar na sua zona de conforto para sempre. Bom.

Até aqui você já viu as dicas para transformar o seu mindset pessoal. Então dá só uma olhada em como crescer o mindset do seu negócio e chegar ao próximo nível.

DICA : COMO TER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

Conclusão

Nesse artigo, você viu que o mindset irrazoável é o tipo certo de mindset para quem deseja ter sucesso. Por isso falei o que é Mindset : A nova psicologia do sucesso.

Agora, você está pronto para superar os obstáculos que aparecerem entre você e o seu objetivo.

Isso porque eu te mostrei as diferenças entre mindset fixo e mindset de crescimento, ou irrazoável.

Você também viu 6 dicas para desenvolver o mindset certo e conseguir melhorar qualquer área da sua vida.

Como reconhecer seus pensamentos limitantes e de que forma o “ainda” pode te ajudar a superar obstáculos.

DICA : COMO TER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

E aí, qual é o seu mindset ?

Me conta o que achou aqui desse artigo lá na aba FALE CONOSCO, me manda um e-mail e compartilha esse post com seus amigos e familiares. Até a próxima.

 

Leia também…

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Opa, nada de copiar o que me deu um trabalhão pra fazer Haha !!!