Rede social Youtube, o que é e como funciona ?

Rede social Youtube, o que é e como funciona ? será nossa quarta viagem… Antes de mais nada, vamos fazer uma breve descrição sobre o que seja redes sociais.

Redes sociais são plataformas cujo objetivo é conectar pessoas e compartilhar informações entre elas, tanto de caráter pessoal quanto profissional ou comercial.

Portanto elas se materializam na forma de sites e aplicativos, reunindo usuários que compactuam dos mesmos valores e interesses.

Em outras palavras as redes sociais são espaços virtuais onde grupos de pessoas ou empresas se relacionam através do envio de mensagens, da partilha de conteúdos, entre outros.

Atualmente existem diferentes redes sociais, cada uma com um propósito e um público-alvo específico.

ACESSE MEU CANAL DE MARKETING DIGITAL NO YOUTUBE

Por fim a grande diferença entre essas redes sociais são o seu objetivo, os quais podem ser :

1 – Estabelecer contatos pessoais, podendo ser relações de amizade e namoro.

2 – Realizar networking, ou seja, compartilhar e buscar conhecimentos profissionais e procurar emprego ou preencher vagas.

3 – Compartilhar e buscar imagens e vídeos.

4 – Compartilhar e buscar informações sobre temas variados.

5 – Divulgar produtos e serviços para compra e venda.

6 – Jogar, entre outros.

Utilizar as redes sociais é cada vez mais uma prática entre as pessoas.

Surpreendentemente o Brasil é conhecido por ser um dos países que possui mais usuários em várias redes sociais.

Bom, agora vamos ao conteúdo completo sobre Youtube, aperte o cinto e vamos lá !

COMO OBTER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

Rede social Youtube

Eis um colosso das redes sociais …

Youtube é um site de compartilhamento de vídeos enviados pelos usuários através da internet.

O termo vem do Inglês “you” que significa “você” e “tube” que significa “tubo” ou “canal”, mas é usado na gíria para designar “televisão”.

Portanto, o significado do termo “youtube” poderia ser “você transmite” ou “canal feito por você”.

Etimologias à parte…

No Youtube, os vídeos estão disponíveis para qualquer pessoa que queira assistir. Também é possível adicionar comentários sobre o vídeo.

O Youtube hospeda uma imensa quantidade de filmes, documentários, videoclipes musicais e vídeos caseiros, além de transmissões ao vivo de eventos.

A popularidade conseguida por alguns vídeos caseiros levam pessoas desconhecidas a se tornarem famosas, sendo consideradas “celebridades instantâneas”.

O site foi fundado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. A ideia de criar o site surgiu devido a dificuldade que existia na época para partilhar vídeos na internet.

Juntos eles criaram um site simples que em pouco tempo conseguiu um enorme sucesso.

Em 2006 foi comprado pela empresa Google, por 1.65 bilhões de dólares.

Como funciona essa rede social

Já faz alguns anos que o principal nome do streaming é o Youtube.

O serviço de vídeos online é famoso em todo o mundo e ocupa a terceira colocação no ranking dos sites mais visitados do planeta, perdendo apenas para Facebook e Google.

Em resumo, todo mundo conhece o Youtube.

Mas será que todo mundo sabe como ele funciona ?

COMO OBTER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

Como funciona o Youtube ?

O funcionamento do Youtube é muito mais simples do que você pode imaginar e pode ser compreendido em apenas alguns rápidos passos.

1 – Upload

Como qualquer conteúdo disponibilizado online, os vídeos presentes no Youtube devem ser enviados pelos usuários para servidores que fazem parte da infraestrutura do serviço.

Isso acontece de uma maneira bem simples: após gravar as obras, os donos de contas Google enviam os arquivos para o Youtube pelo próprio navegador, em um processo similar à anexação de arquivos em emails.

Os arquivos são então recebidos pelas máquinas da Google em pacotes de dados que são muito similares aos que você baixa em seu computador quando faz um download.

Lá, esses pacotes são remontados para que o vídeo fique novamente completo.

Você pode até achar que já está tudo pronto para a reprodução, mas ainda falta uma etapa muito importante para o sistema do Youtube.

2 – O processamento dos vídeos

Você já deve ter reparado que cada vídeo disponível no Youtube oferece várias opções de resoluções para os usuários.

Mais do que isso, eles também podem ser assistidos em diversos dispositivos, sem que seja necessário efetuar o download e a conversão dos filmes para isso.

Isso só é possível porque os próprios servidores do Youtube disponibilizam uma grande gama de arquivos em paralelo para cada vídeo.

Ou seja, cada filme que é enviado para o serviço é recebido pelos servidores e então transformado em diversos arquivos diferentes.

Segundo o que os desenvolvedores do Youtube contaram ao Computerphile , são algumas dúzias de formatos diferentes para cada vídeo, o que torna difícil a enumeração de todos eles apenas com a memória.

Em resumo, cada vídeo possui arquivos que permitam a reprodução deles em navegadores comuns.

Navegadores com HTML5, codecs H.264, WebM e diversos outros para computadores, smartphones e tablets com diversos sistemas operacionais.

Além de consoles de vídeo game ou televisores com suporte para funções Smart TV.

COMO OBTER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

Mais benefícios…

Após essas etapas, ainda existe a possibilidade de os arquivos serem replicados para diversos servidores do Youtube espalhados pelo mundo.

Isso pode tornar o acesso a eles mais rápido, uma vez que a divisão pode desafogar o tráfego em alguns momentos.

Além de garantir que os usuários terão mais proximidade com os vídeos que desejam executar em seus aparelhos eletrônicos.

3 – Aperte o play

Agora chega o momento com que estamos muito mais habituados: assistir aos vídeos que estão disponíveis no Youtube.

Não importa se eles estão embutidos em alguma página ou se estão sendo executados diretamente nas páginas do serviço, o processo será o mesmo.

Para começar, os usuários escolhem algum vídeo e aguardam para que o carregamento seja iniciado.

Nesse momento, o próprio Youtube vai identificar as preferências de navegação do usuário, escolhendo qual é o formato e a qualidade de vídeo que melhor se encaixa no perfil dele.

Para isso, utiliza informações de navegação capturadas no decorrer da sua utilização.

Tem mais rsrs…

Além disso, também se baseia na qualidade de conexão da internet para evitar que o carregamento acarrete em travamentos.

Com a qualidade de imagens escolhida, os servidores do Youtube começam a enviar os blocos de arquivos para os usuários.

E é assim que acontece o que pode ser considerada a chave do atual modelo de distribuição dos vídeos.

A transmissão é feita por pacotes de poucos segundos que ficam em constante buffering para mostrar os filmes aos usuários do serviço.

4 – Trocando a qualidade com o vídeo em andamento

Anos atrás, quando um vídeo estava sendo transmitido e os usuários modificavam a qualidade dele, ocorria um pequeno travamento para que o arquivo fosse modificado.

Atualmente, isso não acontece mais.

O motivo é justamente o buffering constante, que faz o download dos arquivos em blocos e altera somente os pacotes que ainda não foram transmitidos.

Ou seja, se você está aos 40 segundos de um filme em 360p e quer deixar as imagens melhores, pode alterar para 720p e aguardar um pouco.

Alguns segundos depois o vídeo — ainda em execução — terá melhorias na resolução e não apresentará nenhuma pausa ou algo similar.

O que ocorreu foi uma “troca da linha dos pacotes”, como se fosse um trem mudando de trilhos, mas ainda seguindo o mesmo percurso.

COMO OBTER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

Conclusão

Antes de terminar esse artigo, eu gostaria de deixar claro que, o youtube é uma rede social como outra qualquer, isso significa que existe um algoritmo(robô) que regula o que entra e o que sai da plataforma.

Logo, a entrega orgânica TAMBÉM é limitada nessa rede social, por exemplo, quando você faz o up load de um vídeo, nem todo mundo que é inscrito em seu canal será notificado.

Infelizmente é assim mesmo tá, mais calma, não precisa ficar preocupado como isso, afinal todo mundo passa pela mesma situação que você.

O Youtube é o segundo maior buscador do mundo, seguido do Google, caso você não saiba, o Youtube pertence ao Google hahaha.

Isso mesmo, tá tudo em casa por ali…

Bom, agora que você já sabe como funciona o Youtube, é hora de começar a gravar vídeo, mesmo sem precisar aparecer, não sabe como ?

Tem vídeos aqui no meu canal onde ensino várias técnicas de gravar vídeos sem precisar mostrar a cara hahaha.

ACESSE MEU CANAL DE MARKETING DIGITAL NO YOUTUBE

Espero que tenha gostado do artigo e que ele te ajude em seu negócio online.

Me manda uma mensagem e vamos bater um papo sobre Youtube, vai ali na aba FALE CONOSCO e me escreve algo.

Sucesso pra você e forte abraço !

 

Leia também…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Opa, nada de copiar o que me deu um trabalhão pra fazer Haha !!!