Tráfego Pago Uma Tendência Viciante

Veja nesse artigo tudo sobre o tráfego pago uma tendência viciante; o que será que significa isso ? Antes de entrarmos nas definições e estratégias, gostaria de fazer um breve resumo do que seja tráfego propriamente dito.

O tráfego é a quantidade de dados enviados e recebidos pelos visitantes de um site. O tráfego é determinado pelo número de visitantes e pelo número de páginas Web e ficheiros visitados.

A medição do tráfego permite avaliar a popularidade dos sites Web e de páginas individuais ou secções de um portal. Em suma, tráfego é o fluxo de pessoas indo e vindo dentro da rede, de um lugar para outro e vice e versa.

Imagina que você vai dar uma palestra em uma grande universidade, você então se arruma todo, está tudo certinho na sua cabeça, os pensamentos estão todos em ordem e etc.

Porém quando você chega lá no auditório da universidade, pra seu espanto não foi ninguém ouvir a sua palestra. É mais ou menos a mesma coisa que acontece quando sua página não tem tráfego.

Porque tráfego é o público que acessa sua página. É quem tem interesse pelo que você está falando ou oferecendo.

Seja para consumir um conteúdo, se inscrever em um curso, ou até comprar seu produto ou serviço.

Porque o tráfego pago é importante ?

Sem o tráfego, você é invisível na internet. É como se você não existisse. Porque ninguém te vê. O que não é visto, não é lembrado.

Você pode ser o top de linha daquela área. Se não tem ninguém para te ouvir, não adianta de nada. Se o seu site não tem visitantes, ele não converte.

Aí sua estratégia de marketing digital desce pelo ralo. Tráfego é o sangue nas veias de quem tem um negócio digital. Sem ele, seu negócio morre.

Mas assim como no nosso corpo existem tipos diferentes de veias, também tem tipos diferentes de tráfego. E o que eu vou te mostrar agora é um dos mais importantes : O tráfego pago.

VEJA COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Tráfego Pago, o que é ?

Por incrível que pareça, existe quase um bilhão e novecentas páginas na internet. É muita coisa.

Claro que o seu negócio não compete diretamente com todas elas, porque tudo depende do seu segmento, seu nicho, sub nicho, enfim.

Mas o fato é que tem muita gente aqui nesse oceano que é a internet. Chegar até seu público-alvo só nadando vai demorar demais.

E não tem como garantir que você não vai cansar, desistir, ou morrer de fome no meio do caminho. Você precisa de um barco ou uma lancha.

Alguma coisa com motor que te faça chegar mais rápido. Esse barco ou lancha é o tráfego pago, a estratégia de marketing digital para fazer as pessoas verem que sua marca existe por meio de investimento em campanhas/anúncios.

Ou seja, você paga para seu anúncio aparecer para quem interessa : Seu público-alvo. As duas plataformas mais conhecidas para fazer uma estratégia de tráfego pago de sucesso são o Google AdWords e o Facebook Ads.

Daqui a pouco eu vou te explicar melhor sobre cada uma delas. Por enquanto, é importante saber que suas campanhas podem ser :

  • Com foco em palavras-chave relevantes para seu negócio, em links patrocinados no Google;
  • Com foco no perfil do público-alvo, em posts patrocinados nas redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube;
  • Em banners em outras páginas.

VEJA COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Agora vou te mostrar como essa estratégia funciona.

Tráfego Pago, como funciona ?

No tráfego pago você só paga se alguém clicar no seu anúncio, o que a galera do marketing chama de CPC – Custo Por Clique.

E isso é muito bom para o seu negócio. Porque não é igual a um outdoor ou uma propaganda na televisão que você gasta sem ter certeza que alguém viu.

Aqui você só paga quando alguém vê, se interessa e clica no seu anúncio. E mais, como vou te explicar com mais detalhes daqui a pouco, quem determina quanto vai pagar por cada campanha é você.

Se você fosse lançar um comercial na TV, além dos custos com a produção, ainda teria que pagar o valor que a emissora determinasse para colocar a campanha no ar. No tráfego pago não.

Tráfego pago, veja bem

Você define quanto paga por dia ou por mês, por exemplo. É uma forma mais segura de investir nos anúncios e não jogar dinheiro fora.

E você se sente muito mais no controle da situação. Mas, veja só isso : Assim como na TV, sua campanha só fica no ar enquanto você está pagando.

Se você parar de investir em campanhas, elas simplesmente deixam de existir. Diferente de outro tipo de tráfego, o orgânico, que eu vou explicar mais para a frente.

Para começar a colocar grana no tráfego pago do seu negócio, você precisa de ferramentas.

VEJA COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

E chegou a hora de ver entender melhor sobre as plataformas mais importantes.

Tráfego pago e as plataformas de anúncio

Agora que você já sabe como é indispensável investir em tráfego pago, precisa saber como fazer isso. E é simples : Você precisa de uma plataforma de anúncios.

Existem muitas no mercado, mas para te poupar tempo, vou te mostrar as duas mais importantes : Google AdWords e Facebook Ads. Para que você comece agora mesmo a bolar sua estratégia.

VEJA COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Google Ads

Como o Google é o site mais acessado do mundo, não é novidade que a sua própria plataforma de anúncios é uma das mais usadas e confiáveis.

Inclusive, o Google Ads (ou GA) é a principal fonte de dinheiro do Google. No GA, você sobe os anúncios com base em palavras-chave que são relevantes para o seu negócio.

Aí suas campanhas aparecem no topo das páginas de buscas do Google ou em sites parceiros, na forma de links patrocinados, vídeos ou banners.

Igual a foto acima no post. Eu joguei a palavra-chave Como Comprar Bitcoin e o primeiro resultado é uma campanha paga.

Se você vende esse produto, por exemplo, usa a palavra-chave para subir sua campanha.

Você pode ver do lado esquerdo que o anúncio está identificado com a palavra anúncio. Deu para perceber o poder dessa ferramenta.

Se você quer investir em tráfego pago, precisa conhecer o GA. Existe uma outra ferramenta tão importante para o seu negócio quanto o Google Ads. E eu vou te falar agora sobre ela.

Facebook Ads

Essa é a plataforma de anúncios da maior rede social do mundo : O Facebook, que ultrapassou os 2 bilhões de usuários no ano passado.

A característica do Facebook Ads é que ele foca no perfil dos usuários e a plataforma oferece várias opções de segmentação como dados demográficos, localização, interesses e comportamentos.

Ou seja, você tem muita chance de chegar até quem interessa : Seu público-alvo.

VEJA COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Por que investir em Tráfego Pago ?

Agora que você aprendeu o que é Tráfego Pago, vamos ver quais os seus benefícios. A vantagem dele é que você selecionará as palavras-chaves relacionadas àquilo que você deseja comunicar.

Então o seu site poderá aparecer nas primeiras posições do Google com mais facilidade do que com o tráfego orgânico, aumentando sua visibilidade e ampliando a sua Taxa de Conversão.

Assim, você será visto de maneira ampla, gerando volume de tráfego no seu site e conquistando sua reputação on-line. O interessante do Tráfego Pago é a intensidade com que ele irá se divulgar e na forma como você poderá personalizar o seu anúncio.

Chegando a quem realmente está interessado naquela informação, aumentando o potencial da sua marca. A configuração da sua campanha paga é de fácil manuseio, até mesmo para quem não tem muita experiência com ele.

Você poderá trabalhar com uma gama elevada de palavras em menor tempo, do que se tivesse escolhido otimizá-las para a busca orgânica.

Consegue também escolher qual das páginas seu potencial cliente irá acessar ao visitar o site (landing pages). Ao aplicar de forma certa a estratégia, você terá variedade de páginas que tem como objetivo principal o relacionamento e a conversão de leads.

Por tanto, é uma ótima ferramenta do Marketing Digital, já que irá gerar grande quantidade de clientes para a sua empresa.

Fortalecendo a sua marca e fazendo com que ela fique exposta em todos os resultados pré-determinados por você, tornando-se assim, relevante na memória do seu possível cliente.

VEJA COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Por onde começar ?

Essa foi a mesma pergunta que eu me fiz quando comecei a pesquisar sobre tráfego pago. E eu queria que alguém tivesse me falado o passo a passo, como eu vou te falar agora rsrs.

São 3 passos importantes e que fazem toda a diferença. Porque, ao seguir esses passos, você planeja a sua estratégia. E com planejamento tudo fica mais simples.

Defina sua verba de investimento

 Ou seja, defina quanto quer gastar com anúncios no primeiro momento. Pode ser 10, 100, 1000 reais. Quem escolhe é você.

O importante é que esse valor não comprometa seu negócio. É como investimento : Você não pode colocar todo o seu dinheiro em uma coisa só.

Você vai usar esse dinheiro para testar os anúncios, ver o que funciona melhor.

Defina sua meta

Ou seja, quanto você quer pagar por cada pessoa que converteu em lead. Por exemplo, 1 real por lead.

Crie mais de um anúncio

Investir em mais de um anúncio é bom para você por dois motivos : Você pode ter diferentes anúncios direcionados para cada uma das suas personas (caso você tenha mais de uma, o que é muito provável).

Você consegue comparar todos os anúncios e ver qual funcionou melhor para o seu negócio, qual anúncio foi bom.

VEJA COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Ou seja, qual teve o maior número de conversões, com maior qualidade e menor preço.

A diferença entre tráfego pago e outros tipos de tráfego

Em seguida, veja quais são os tipos de tráfego e suas diferenças em relação ao tráfego pago.

VEJA COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

TRÁFEGO ORGÂNICO

O tráfego orgânico é exatamente o contrário do tráfego pago. Também conhecido como tráfego livre, ele não é pago – mas isso não significa que não seja preciso investir no mesmo.

Vamos para um exemplo. Imagine que o usuário digitou no Google alguma palavra-chave atrelada ao seu negócio, o que fez com que ele aparecesse entre os primeiros resultados e fosse clicado.

Neste caso, o tráfego que levou ao site foi orgânico, ou seja, gratuito e livre. Vários são os aspectos que influenciam no tráfego orgânico da empresa : As imagens utilizadas no site, títulos, textos e o próprio endereço.

É preciso investir em boas estratégias de SEO (como palavras-chave e bom ranqueamento no Google) e de marketing de conteúdo para que a empresa realmente obtenha resultados positivos com tráfego orgânico.

A maior vantagem do tráfego orgânico é que, além de não ser pago, permite que o indivíduo lhe encontre por vontade própria.

Ou seja, porque quer saber mais sobre a empresa ou principalmente sobre os produtos e serviços oferecidos pela mesma.

O tráfego orgânico e o tráfego pago geralmente se complementam nas estratégias de marketing digital das empresas.

VEJA COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

TRÁFEGO QUALIFICADO

Para compreender o que é tráfego qualificado, primeiramente vamos ao conceito de tráfego simples.

O tráfego simples é aquele gerado por indivíduos em geral que acessam a loja virtual / site / blog / outro disponibilizado na internet.

Já o tráfego qualificado é bem parecido : Com a diferença de que as pessoas que lhe visitam são grandes potenciais, ou seja, indivíduos com grandes chances de se tornarem consumidores.

Neste sentido, vamos para um exemplo. Imagine que você tem uma loja de suplementos alimentares.

Será mais fácil chamar a atenção do público que faz musculação ou outras atividades físicas, ou aqueles que ainda não começaram ?

O primeiro, com certeza. É quando esse público chega ao seu site que você pode chamá-lo de tráfego qualificado.

O tráfego qualificado é então aquele gerado por indivíduos que chegam até a sua empresa sabendo que ela pode lhe oferecer uma solução para os seus problemas (principalmente por meio da oferta de produtos e serviços).

Não à toa, ele é um trafego concentrado no público-alvo da empresa.

Presença em várias redes sociais, produção de conteúdo de qualidade, aposta em estratégias de SEO, busca por interatividade.

Utilização de guest posts, estratégias de remarketing e utilização de tráfego pago podem ser boas dicas para geração de tráfego qualificado.

VEJA COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

TRÁFEGO SOCIAL

O tráfego social nada mais é do que aquele conquistado pelos usuários das redes sociais – tais como o Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Pinterest, Linkedin e outras.

Sendo assim, toda vez que você conquista um cliente por meio das redes sociais, levando-o para o seu ambiente digital, isso significa que ele é um formador do tráfego social do seu site/blog ou loja virtual.

Você sabia que existem mais de 2,5 bilhões de usuários em todo o mundo estão ativos nas redes sociais ?

Pois é.

O tráfego social pode ser uma estratégia viável e com altíssima taxa de conversão para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Para aumentar o tráfego social as dicas são : Utilização de imagens nos posts, criação de conteúdo voltado ao público-alvo. Mensuração de resultados nas redes sociais e realização de posts com menos frequência e mais qualidade.

VEJA COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

TRÁFEGO DIRETO

O tráfego direto, por sua vez, é formado pelos indivíduos que digitaram o endereço do site da sua empresa no navegador por conta própria.

Isso mesmo : Eles não precisaram procurar no Google, clicar por meio das redes sociais, e-mail marketing ou de qualquer outra forma.

Eles simplesmente digitaram o nome do site no navegador, não o encontrando em qualquer tipo de fonte – mas sabendo-o previamente.

O tráfego direto, costuma ser formado por indivíduos que já conhecem o site e que também já o acessam há algum tempo.

Isso porque, de tanto acessar, o indivíduo guarda o nome do site e pode digitá-lo diretamente na URL do navegador. Geralmente o tráfego direto é formado por um público mais assíduo, ou seja, mais fiel da sua empresa.

Sabe aquele cliente que já conhece e que sempre compra em sua empresa ?

Pois é : Ele muito possivelmente digitará o endereço do site já no navegador, sem precisar procurá-lo no Google previamente.

Mas como saber de onde vem o tráfego direto ? Simples, por meio do Google Analytics.

Além disso, a ferramenta ajudará a descobrir se as visitas foram orgânicas ou diretas (uma vez que esses dois tipos de tráfego são muito similares).

VEJA COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

TRAFEGO DE REFERÊNCIA

Por fim, o tráfego de referência. Como seu próprio nome já nos dá a entender, o tráfego de referência é aquele que ocorre quando há uma espécie de ‘indicação’ em um site para outro site.

Com outras palavras, é quando você cria um link/anúncio/banner para um site parceiro e vice-versa. Vamos ver um exemplo de tráfego de referência.

Imagine que você fechou uma parceria entre a sua loja de suplementos alimentares e uma academia da mesma cidade ou região.

A partir de então, alguns links do site da academia passarão a direcionar para o site da sua empresa e o contrário também acontecerá.

Portanto, o tráfego de referência é como se fosse uma indicação, como quando alguém lhe diz “olha, pode confiar nele porque eu recomendo”.

O tráfego de referência, também conhecido como referencial, pode trazer inúmeras vantagens para o site.

Tráfego qualificado e de alta qualidade ( já que o público-alvo dos parceiros costuma ser similar ), melhora no ranqueamento ( especialmente orgânico ) no Google e, é claro, baixíssimo custo.

Para apostar neste tipo de tráfego é simples : Basta entrar em contato com empresas, sites, lojas virtuais ou blogs que você acha que podem resultar em uma ótima parceria.

VEJA COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Conclusão

Opa, se você chegou até aqui, está por dentro dos detalhes do tráfego pago. Você viu o que é tráfego, a definição de tráfego pago e como ele funciona.

Eu te mostrei quais são as duas plataformas de anúncios mais usadas e mais importantes para investir em tráfego pago : O Google Ads e o Facebook Ads.

Claro que existem muitas outras tais como Youtube Ads, Redes Native Ads, Instagram Ads, Taboola, Uol Ads.

Também te dei o passo-a-passo para começar agora mesmo a investir em tráfego pago, como definir quanto quer gastar por lead e qual é a sua meta.

Você viu a diferença entre tráfego orgânico e pago e outros tipos de tráfego; os prós e contras de cada um e qual é a melhor para aplicar no seu negócio.

Acredito que agora você está muito mais preparado do que quando começou a ler este artigo.

Não saia daqui sem me mandar um e-mail lá na aba FALE CONOSCO, se você já tinha ouvido falar nas plataformas de anúncios que eu falei aqui. Se você já usa, qual das duas prefere e por quê…

VEJA COMO GANHAR DINHEIRO EM CASA PELA INTERNET

Te desejo muito sucesso no seu negócio online.

 

Leia também…

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Opa, nada de copiar o que me deu um trabalhão pra fazer Haha !!!