Veja como agendar post no Instagram passo a passo

Veja como agendar post no Instagram passo a passo, certamente se você é da velha escola por assim dizer, vai se lembrar que agendar postagens no Instagram e Facebook não era tão simples assim.

Pois era necessário criar conta dentro de outras plataformas para isso ser possível, ou seja, era necessário acessar plataformas de terceiros e cadastrar lá dentro seu perfil do Instagram.

Quem já está no mercado a uns 10 anos vai se lembrar de muitos nomes antigos de ferramentas onde nós passávamos um tempão agendando postagens e torcendo para o Instagram não tentar banir nossa conta.

Veja os nomes abaixo e tente se lembrar de algumas dessas plataformas que tanto nos ajudaram em outras épocas, onde agendamentos eram mais difíceis:

  • Postgrain
  • Bume
  • Postcron
  • Later
  • Boofer
  • Hootsuit

Lembrou? Certamente essas ferramentas ajudaram muitos produtores de conteúdos quando o tempo não era tão acessível assim, afinal de contas, poder agendar postagens é uma mão na roda.

Leia também: A Monetização do Reels no Instagram Já é uma realidade – Veja como monetizar o seu

Veja como agendar post no Instagram pelo Facebook

Para melhor entendermos esse tópico, vamos por partes, em suma, quem possui uma conta pessoal dentro do Facebook não consegue realizar agendamentos de post.

O nome da parte responsável pelos agendamentos é Estúdio de Criação, e isso só está disponível para pessoas que gerenciam páginas, ou seja, sem páginas não há acesso ao Estúdio de Criação.

Nesse caso, seria possível o agendamento utilizando os aplicativos de terceiros que já mostramos aqui nesse artigo em um tópico anterior a esse.

Sendo assim, você vai precisar estar habilitado com uma fanpage ativa e sua conta do Instagram precisa estar atrelada a sua fanpage ou como falamos logada.

Para um passo a passo bem detalhado a respeito dessa ferramenta, veja nosso check-list completo no sub-tópico abaixo.

Veja como agendar post no Instagram pelo Estúdio de Criação

Caso você tenha uma fanpage no Facebook, siga nosso passo a passo e veja como você poderá agendar seus posts usando essa ferramenta nativa do Facebook:

  • Entre em facebook.com/creatorstudio
  • Visualize o topo dessa página, clique no ícone do Instagram para conectar sua conta, caso deseje agendar para o seu perfil no Instagram, caso contrário permaneça no Facebook mesmo
  • Logue na sua conta comercial do Instagram
  • Agora é só clicar em “criar publicação” em “feed do Instagram”
  • Preencha a sua mensagem, faça o upload da foto ou vídeo e simultaneamente pode escolher postar também na sua fanpage do Facebook
  • Clique e publicar
  • Marque a opção “programação” e escolha no calendário o dia e a hora que deseja subir a postagem
  • Clique mais uma vez em “programação” e pronto, já está agendado, fácil né?

Em suma é isso, agora sua postagem vai aparecer no seu feed de notícias na hora e no dia que você agendou, tudo numa boa.

Como agendar um post no Instagram?

Finalmente essa função está liberada dentro do próprio Instagram, para falar a verdade, esse recurso demorou décadas para ser desbloqueado na plataforma.

O Instagram percebeu que seus usuários estavam usando uma ferramenta de terceiros para agendarem seus posts, isso fez com que eles se adequassem a essa exigência de seu público.

Basicamente hoje em dia é simples agendar qualquer que seja o tipo de postagem dentro do próprio Instagram, ou seja, você não precisa utilizar o Estúdio de Criação se não quiser, ou ferramentas externas.

Porém é um recurso onde nem todos os perfis estão habilitados a fazer essa manobra.

Ou seja, depois de algumas atualizações é que você poderá ter isso liberado em seu perfil.

Até lá, o que resta é usar o Estúdio de Criação do Facebook, caso seu perfil já esteja com a opção de agendamento liberado, você vai ver a opção no canto superior direito da tela.

Quando você carregar a mídia, a opção vai estar disponível e você poderá escolher a hora e a data exata do agendamento de sua postagem.

Veja como agendar post no Facebook e Instagram

Para melhor te orientar com esse recurso, nós escrevemos no segundo tópico aqui desse artigo um passo a passo que está disponível em um checklist.

Onde você vai ter acesso completo aos passos certos para não errar quando for agendar seus posts.

Veja bem que a ferramenta a ser usada é exatamente uma ferramenta interna do próprio Facebook.

Ferramenta essa que não é difícil de usar, e já digo que você poderá escolher se quer agendar somente em seu perfil do Instagram ou da sua Fanpage ou nos dois perfis.

Espero que você possa se dar bem com o Estúdio de Criação, haja vista que essa ferramenta só pode ser usada através do computador.

Conclusão

Nosso tema tratou sobre como agendar post no Instagram passo a passo, acredito que é uma das grandes vontades de quem trabalha com Instagram é poder agendar.

Isso nos dá autonomia, liberdade de tempo e espaço, certamente é um mecanismo muito útil, principalmente para quem possui vários assuntos ou projetos para dar atenção.

Em suma, as maneiras de agendamentos de postagens existentes são em sua maioria mau vistas pelo próprio Instagram.

Isso porque são ferramentas externas, ou seja, tira o público de dentro da rede social.

Portanto, quanto mais você utilizar a ferramenta interna do Facebook será melhor, assim você não corre o risco de levar bloqueio em sua conta.

Espero que tenhamos ajudado em alguma coisa, e que você possa passar a usar as ferramentas adequadas para agendar seus posts, boa sorte.

Vale a pena lembrar que algumas contas ainda não estão sem esse método ativado dentro do próprio Instagram, contudo alguns perfis já possuem agendamento interno.

Portanto se você está com essa opção ativa em seu perfil, nos conta aqui como tem sido suas experiências dentro da ferramenta, até a próxima.

Leia também…

Veja como ganhar dinheiro com marketing digital atualmente

Veja como monetizar o Tiktok da melhor forma possível

Melhores formas de como ganhar dinheiro no Tiktok atualmente

Veja a melhor maneira de fazer uma renda extra jogando

Aprenda como tirar a marca d’agua do Tiktok passo a passo