8 Dicas de marketing digital para negócios locais [ATUALIZADO]

8 dicas de marketing digital para negócios locais [ATUALIZADO], seja muito bem vindo a mais um artigo de puro conteúdo, meu nome é Reinan Santos, escrevi esse artigo para te ajudar com seu negócio local. Veja bem, se você possui um estabelecimento fixo e deseja atrair as pessoas certas para seu negócio, então não perca uma palavra do que escrevi aqui, depois dessa leitura você vai saber o que fazer da maneira certa.

Muita gente pensa que investir em marketing digital é algo bem distante de suas realidades e que isso é coisa de grandes empresas, pois acreditam ser algo muito caro e complexo. Logo, não creem que podem usar o poder da internet para atrair mais clientes e vender mais em seus negócios locais. Bom, você vai ver que isso não é verdade, e que você pode usar essas técnicas ao seu favor.

No entanto, vou te mostrar as 8 dicas de marketing digital para negócios locais [ATUALIZADO], isso mesmo, está tudo atualizado, testado e validado pelo mercado online e local.

Dica 01 – Possua um site responsivo

Já vamos ver a partir daqui uma dos passos mais importantes para essa estratégia dar certo, você precisa ter um site responsivo, ou seja, que se comporte bem em dispositivos móveis como celulares e tablets. Observe que todas as pessoas hoje possuem um celular em mãos, isso significa que você precisa utilizar essa vantagem e aparecer de forma efetiva nas mãos dos seus clientes.

Logo, se você tiver um site ou página online que não abre legal em celulares, seus clientes sairão sem ver o que você tem a oferecer, observe você, veja como fecha depressa um site que trava ou não mostra o que você busca. Então, você precisa investir numa estrutura que se comporte bem em dispositivos móveis, fazendo isso você estará pronto para atrair os melhores clientes para seu estabelecimento.

Dica 02 – Otimize suas páginas para as buscas locais

Bom, você vai precisar otimizar seu site de acordo com as buscas locais de seu bairro, cidade, rua… Fazendo isso, você estará pronto para ser encontrado pelos mecanismos de buscas locais. Logo, você aparecerá em buscas locais feitas por pessoas que buscam o que você oferece porém ainda não conheciam seu negócio. Você precisa aparecer para essas pessoas de forma a resolver seus problemas.

Vale a pena lembrar, que as pessoas buscam na internet, formas de resolverem seus problemas o mais rápido possível. Se você tem essas soluções, então mostre-as as pessoas que estão próximas de ti. A parte prática de como fazer isso ou qualquer outra coisa, é encontrado na internet aos montes, pesquise no Youtube, Google, Bing e etc…

Dica 03 – Utilize um bom call to action

Depois de desenvolvido e otimizado, o seu site precisa possuir uma boa chamada para ação, isso é, você precisa de uma forma escrita ou falada para atrair seus clientes para seu estabelecimento. Veja bem, no comércio tradicional os comerciantes usam carros de som, panfletos, pessoas gritando nas ruas, caixas de som com vinhetas e frases prontas de ofertas.

Porém, como estamos falando de marketing digital para negócio local, você vai precisar usar outros recursos disponíveis para anunciar seu produto. Para isso, você precisará utilizar um bom call to action ou seja, uma chamada para ação. Uma boa chamada será o que você precisa para as pessoas notarem seu negócio.

Logo, utilize o que você tem de melhor e desenvolva um bom call to action, vale lembrar que tudo no ambiente virtual é seguido de perto por muitos testes, logo, teste quantas vezes forem necessários.

Dica 04 – Tenha redes sociais atualizadas

Caso você não esteja usando o poder das redes sociais para atrair mais clientes para seu negócio local, te digo sem medo de errar que, você está deixando dinheiro sobre a mesa. Veja bem, quem entra em seu estabelecimento para comprar o que você vende, possui uma ou mais redes sociais, e você precisa se conectar com eles o mais rápido possível.

Uma vez em viagem com minha esposa, sentamos para fazer um lanche e a dona do estabelecimento nos entregou um pequeno pedaço de papel com sus redes sociais e nos pediu para segui-la no Instagram. Observe que fazendo isso durante o dia todo em seu estabelecimento, quantas pessoas ela alcançou ?

Claro que o Instagram dela estava todo preparado para receber a nossa visita… Vale a pena lembrar que a atualização das suas redes sociais é de suma importância. Possua mais de uma rede social, atualizada e com novos conteúdos sempre que possível, caso não tenha tempo para administrar suas mídias, delegue a um funcionário e o recompense pelo trabalho feito.

Dica 05 – Explore recursos multimídia(vídeos e fotos)

A grande maioria das pessoas não acessam ou possuem redes sociais para lerem qualquer que seja a postagem. Pelo contrário, a grande e esmagadora maioria acessa para verem as imagens e assistir aos vídeos. Logo, é imprescindível que você possua boas imagens de seus produtos e bons vídeos de seu negócio, fazendo isso, você vai ativar a curiosidade e desejo na mente de seus potenciais clientes.

Crie uma logo para por em suas mídias, os vídeos de preferência possuam legendas para suprir as pessoas com deficiência auditiva, as fotos precisam ser de excelente qualidade. Vale lembrar que a qualidade das suas postagens irão passar credibilidade e confiança para as pessoas que acessam seu perfil.

Dica 06 – Utilize as palavras-chave locais

Há um poder colossal nas palavras-chave, sabendo usar da maneira correta esse recurso, você vai conseguir segmentar de forma refinada as pessoas que estão perto de você precisa de seus serviços.

Para te ajudar com isso eu escrevi um outro artigo completo sobre o assunto e você precisa ler para ver como fazer isso de forma efetiva e prática, para acessar é só clicar no link a seguir –> Como fazer pesquisa de palavras-chave para SEO.

A segmentação de pessoas é super importante para atrair pessoas que buscam seus serviços e que estão dispostos a pagarem por ele, a palavra segmentar significa selecionar de forma precisa, é como não errar um tiro se quer.

Existem diversas ferramentas gratuitas que te oferecem os mecanismos necessários para realizar uma boa segmentação de palavras-chave, te aviso de antemão que é um trabalho criterioso. Logo, não tenha pressa na hora de trabalhar essas ferramentas e segmentar seu público através de palavras-chave, isso vai refletir diretamente em seu bolso, você vai notar a diferença.

Dica 07 – Monitore os feedbacks

Atenção aqui, fique de olho naquilo que as pessoas estão dizendo sobre seu negócio… O termômetro da saúde de seu negócio está na boca do povo. Embora muita gente diga que não se importam com o que os outros dizem, isso não pode se aplicar a nós empreendedores.

Deixe sempre um espaço para sua audiência relatar a experiência que teve com seu serviço. Os feedbacks possuem críticas e sugestões que servirão de um estímulo a melhorar ou modificar certos tipos de serviços.

No entanto, não trate mau seu público, sabemos que as palavras por vezes são duras rsrs. Logo, tenha paciência e bom ânimo ao responder seus clientes, de preferência responda a todos o mais rápido possível, isso dará a sensação de exclusividade.

Dica 08 – Analise os resultados e métricas

Bom, você vai precisar de um tempo ou delegar alguém para analisar as métricas e resultados das suas campanhas. Existem ferramentas gratuitas e pagas para gerarem relatórios dos seus investimentos.

Embora seja um trabalho um tanto chato, te advirto que sem análise de métricas não tem como saber o que está dando certo e o que precisa melhorar. Faça esse trabalho sem pressa e se possível, faça-o mais e uma vez. Existem métricas diversas a serem analisadas, tais como : de onde estão vindo as pessoas, quais as palavras-chave mais relevantes para seu negócio, custos de investimento e performance das mídias(vídeos e fotos).

Dicas extras para marketing de negócio local

Vou deixar um super bônus aqui para você não ter problemas em por em prática no seu negócio local. Logo, é só fazer o que está escrito aqui e colher os bons frutos de seu negócio.

Tráfego para negócios locais

Bom, sem tráfego sem vendas, tráfego são as pessoas vindo até seu negócio e tendo contato com sua mercadoria, atrair pessoas para seu estabelecimento é o que vai garantir suas vendas.

O Facebook Ads e o Google Ads são ferramentas potentes para atrair tráfego qualificado para seu negócio, seja ele local ou online… Logo, você precisa aprender a usar essas ferramentas o quanto antes e investir um pouco de dinheiro para alcançar as pessoas certas para adquirirem seu produto.

O tráfego orgânico também é necessário, o problema dessa modalidade de tráfego é que você precisa produzir conteúdos diariamente, para isso é necessário ter uma pessoas só para essa função.

Copy para negócios locais

Observe bem, se o tráfego é o que sustenta seu negócio atraindo pessoas ao seu estabelecimento, a copy é o que garante que essas pessoas comprem de você. Logo, sem tráfego sem pessoas indo até você e com uma copy ruim essas pessoas não irão comprar seu serviço ou produto. Uma boa copy vai persuadir as pessoas a adquirirem o que você vende.

Observe as capas de revistas, os comerciais da tv e as chamadas para ação das propagandas na internet, são altamente persuasivas né mesmo, isso tudo porque eles estão usando técnicas de copywriting. O Youtube e o Google estão cheios de vídeos e artigos sobre o assunto, basta uma pesquisa superficial e adquirir esse conhecimento básico para o sucesso de qualquer negócio.

Estratégias para negócios locais

Esse artigo já está recheado de estratégias para negócios locais, porém vou deixar um check-list com outras estratégias necessárias para potencializar seus lucros e sacudir seu negócio :

  • Metas e orçamento definidos
  • Use os serviços do Google o máximo que puder
  • Use as redes sociais mais relevantes
  • Utilize marketing de conteúdo
  • Trabalhe o e-mail marketing (capture e-mails)
  • Possuir um blog
  • Destaque-se da concorrência, seja autêntico

Conclusão

Bom, acredito que você a partir de hoje não vai mais deixar dinheiro na mesa. Hoje nós vimos as 8 dicas de marketing digital para negócios locais [ATUALIZADO], caso tenha ficado alguma dúvida, me chame ali na aba Fale conosco.

O marketing digital veio para mudar a forma de fazer negócio, e você pode e deve usar o poder da internet ao seu favor o quanto antes. Invista tempo e se possível uma grana para atrair mais pessoas para seu estabelecimento, e se aplica a qualquer tipo de negócio local, mercearia, vendinha, bodega, mercadinho, loja etc e etc.

As pessoas que compram de você estão na internet o tempo todo, você precisa mostrar para elas que você também está online e que possui a solução para os problemas delas. Vale a pena lembrar que criar perfis em redes sociais é gratuito e fácil, por isso todo mundo tem rede social hoje em dia… Não perca tempo e crie seu ambiente virtual. Forte abraço e sucesso.

Leia também…

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Opa, nada de copiar o que me deu um trabalhão pra fazer Haha !!!