Avatar : Como encontrar o cliente perfeito

Veja nesse artigo tudo sobre avatar : Como encontrar o cliente perfeito,  calma eu vou explicar o que seja isso… Avatar é uma pessoa alvo no qual a empresa está focada em apresentar um produto ou um serviço.

A ideia é de criar a “imagem” para que sejam usadas as técnicas certas que vão se concretizar em vendas. Quer saber como criar um avatar no marketing digital ?

Para isso não basta apenas você mandar um e-mail para todo mundo perguntando : O que vocês fazem e esperam da vida ? Rsrsrs

É preciso fazer uma série de questionamentos que irão mostrar as principais características da pessoa alvo. É a partir disso que se cria, posteriormente, um nicho de mercado.

E do nicho de mercado é que nascem as estratégias de marketing digital que devem culminar na venda de produtos. Definitivamente, o jeito certo de criar avatar é gerar engajamento com uma comunicação simples, mas objetiva.

Você precisa entender o que o seu público quer para conseguir ter um bom relacionamento com ele, se não, nada feito. Daqui pra frente iremos tirar algumas dúvidas necessárias pra melhor entendimento desse artigo.

DICA : LIVRO GRÁTIS COMO TER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

O que é público-alvo ?

Público-Alvo é um termo mais abrangente, mais amplo para o público que você se dirige. Com ele é possível entender em uma visão geral o tipo de pessoa que potencialmente consome o seu produto.

Porém é um erro achar que público-alvo significa cliente. Você precisa entender que nem todos aqueles que compõem o seu perfil de público-alvo, são clientes de fato.

Alguns critérios que você deve usar pra conhecer o seu público alvo são :

  • Idade
  • Sexo
  • Classe Social
  • Profissão
  • Renda

O público-alvo é um nicho de consumidores que se identificam com a marca e que são possíveis clientes dos seus produtos ou serviços.

São pessoas que possuem características em comum : Pode ser a idade, o sexo, a profissão ou até mesmo a renda.

A visão de público-alvo é muito ampla, e não define com exatidão o nosso modelo de cliente ideal. Compreender bem que o público-alvo é muito limitado, te ajudará a criar campanhas mais assertivas.

DICA : LIVRO GRÁTIS COMO TER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

Em outras palavras, público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços.

A ideia é ter uma segmentação de mercado com a qual você estará se comunicando. É um grupo de pessoas que têm um mesmo grau de escolaridade, objetivos, interesses etc.

Parece bastante simples a definição, certo ? Basicamente, o público-alvo é uma fatia da população que tem tudo a ver com os interesses da sua empresa.

Esse público pode ou não ser diversificado. É importante destacar que o público-alvo está diretamente relacionado com os serviços ou produto que você oferece.

São pessoas que têm interesse no que você fornece e que, principalmente, residem na região em que a empresa está localizada. Mas isso não é regra, pois existem aquelas empresas de abrangência nacional ou até mesmo internacional.

DICA : LIVRO GRÁTIS COMO TER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

O público-alvo é aquele que vai comprar seus serviços/produtos e gerar lucros para sua empresa, por isso é tão importante.

A definição certa do seu público-alvo engloba muitas informações sobre os hábitos de consumo, preferências, região que residem, poder aquisitivo, dentre outras informações relevantes para definir o perfil do público-alvo.

Informações  do seu público-alvo

Quanto mais informações você dispor e puder descobrir sobre seu público, mais chances de você entender melhor os seus desejos e criar um relacionamento mais próximo com ele.

Pois poderá criar estratégias assertivas e direcionadas, diminuindo chances de perdas.

Você, como empresa, deve pensar nas melhores estratégias para captar seu público-alvo.

Pense em como poderá convertê-los em clientes e o que ainda falta para atingir esse objetivo.

Esse tipo de reflexão pode te apontar o melhor caminho para se aproximar ainda mais desse público.

DICA : LIVRO GRÁTIS COMO TER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

O que é Persona ?

DICA : APRENDA A MONTAR SUA PERSONA AQUI

Persona, é um perfil semi-ficcional que representa o cliente ideal de uma empresa, criados para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.

As personas permitem estratégias de Marketing mais acuradas. O conceito se popularizou com o Inbound Marketing.

Portanto, uma persona é, como o nome sugere, uma personagem criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.

Imagine toda a sua estratégia voltada para o seu cliente ideal ? Esforços feitos com muito mais direcionamento, pois você sabe que está falando com quem realmente precisa da sua solução.

As aplicações de uma persona são inúmeras, mas para quem trabalha com marketing de conteúdo, apenas uma interessa Uma persona bem definida significa que sua estratégia tem o potencial de se tornar muito mais efetiva.

Afinal, uma boa persona descreve com detalhes o seu comprador ideal, ou seja, aquela pessoa perfeita para comprar o seu produto ou serviço e é com ela que queremos conversar.

DICA : LIVRO GRÁTIS COMO TER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

No marketing digital, sem identificar sua persona, não há estratégia que funcione. Afinal, é para ela e pensando nela que todas as suas ações devem ser propostas.

Mas é preciso cuidado para não confundir com público-alvo. A diferença entre os conceitos, aliás, será abordada neste artigo.

Ao final da leitura, você estará mais bem preparado para produzir conteúdo e bolar campanhas com maior chance de aceitação.

Conforme reconhece o significado de persona e capta aquilo que as pessoas querem, constrói um discurso que facilita a construção de vínculos. E como você sabe bem, tudo isso é fundamental para gerar leads e atrair clientes, não é mesmo ?

DICA : LIVRO GRÁTIS COMO TER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

Diferença entre Persona e Público-Alvo

A principal diferença entre persona e público-alvo é que a definição de público-alvo é muito mais ampla e não fala sobre hábitos e características de uma pessoa específica.

Para que essa estratégia seja efetiva é preciso que a sua persona precise ser tão real quanto uma pessoa de verdade, afinal, foi assim que você a criou.

Um público-alvo não fornece informações, dados e insights suficientes para que uma boa estratégia de Marketing Digital seja criada.

Além disso, o público-alvo é muito criado por meio de especulações, já a persona é criada por meio de dados reais de clientes.

Isso é extremamente importante para direcionar toda a estratégia de marketing digital como criação de conteúdo, adoção de redes sociais específicas e aproximação com a linguagem usada por esse cliente.

DICA : LIVRO GRÁTIS COMO TER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

O que é Avatar ?

Hahahahahaha … Vou logo avisando que não tem nada a ver com o filme viu. Não pense que o conceito de avatar é algo novo que surgiu com filme de James Cameron.

Algumas religiões já falam de avatares de deuses, mas vamos tratar dessa figura dentro do Marketing Digital. Já citei algo a respeito de Avatar no início do artigo, porém vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto.

Saber o que é um Avatar pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de seus negócios em Marketing Digital.

Muita gente não se preocupa em conhecer o seu Avatar e oferece conteúdo ou produto para um mercado mais abrangente pensando que está fazendo a coisa certa.

DICA : LIVRO GRÁTIS COMO TER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

Avatar é o grupo de pessoas que potencialmente têm mais interesse no seu produto ou serviço, para quem você vai direcionar toda a sua atenção e, lá na frente, o seu esforço de venda.

O avatar é descrito por características como sexo, idade, estado civil, profissão, onde vive, onde trabalha, renda média e interesses.

Pra saber quem é o seu Avatar(Pessoa que quer comprar seu produto ou serviço), é necessário realizar uma pesquisa de Persona ou montar uma Persona.

Por que é importante definir o seu avatar ?

A resposta a essa pergunta é : Não adianta nada ter um produto maravilhoso, um site bem construído e uma oferta irresistível se você não se comunica com as pessoas certas.

Sabendo direitinho quem é o seu Avatar, você consegue ser relevante, porque vai saber exatamente a mensagem que conecta e que faz sentido para o seu público.

Como construir o seu Avatar ?

A criação do Avatar, no entanto, não deve ser feita de maneira aleatória. Você não deve tentar “adivinhar” um avatar, mas sim construí-lo por meio de pesquisas que irei detalhar abaixo.

Existem dois tipos de pesquisa, a pesquisa indireta e a pesquisa direta. A primeira delas pode ser feita antes mesmo de você começar seu negócio digital.

A pesquisa indireta é feita por meio da observação de canais como as redes sociais e até mesmo o blog dos seus concorrentes.

A pesquisa direta, por sua vez, deve ser feita depois que seu negócio já estiver em funcionamento. Você pode, por exemplo, desenvolver pesquisas de mercado, pesquisar com seus leitores, leads e clientes.

E é através dos dados coletados nessas pesquisas que você irá construir seu Avatar, de forma consistente e adequada. Em conclusão, você aprendeu um pouco mais sobre um conceito muito importante no Marketing Digital.

Além disso, entendeu porque é tão importante criar o seu Avatar. Agora você está muito mais preparado para começar a ganhar dinheiro na internet.

DICA : LIVRO GRÁTIS COMO TER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

Conclusão

A construção de um cliente ideal é uma tarefa super, hyper, mega importante. E se você ainda não fez esse exercício eu sugiro que pare tudo e construa o seu cliente ideal o quanto antes. Deixe o perfeccionismo de lado e entre em ação.

ATENÇÃO : Muitos negócios fracassam, até mesmo antes de começar, por não estarem alinhados com seu público, por não ter um público bem segmentado, por não dar a especificidade adequada.

O sucesso está na construção de relacionamentos e este começa exatamente onde termina a compra do seu produto ou contratação de seu serviço.

Pense bastante ! Faça uma, duas, três vezes, pesquise, pergunte aos seus seguidores, investigue seu provável Avatar. Desejo que você acerte de primeira, mas saiba que às vezes nos surpreendemos e precisamos nos adaptar aos resultados.

Agora você já sabe o que fazer e como fazer, então me manda um e-mail pra eu saber o que você sabe a respeito do tema desse post e o que você achou do nosso material beleza. Vai ali em cima em FALE CONOSCO e me manda um e-mail, aguardo.

DICA : LIVRO GRÁTIS COMO TER SUCESSO NO MARKETING DIGITAL

Aproveita e baixe os demais materiais gratuitos espalhados ao longo do artigo e cursos gratuitos de Marketing Digital Sucesso pra ti !

 

Leia também…

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Opa, nada de copiar o que me deu um trabalhão pra fazer Haha !!!